Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02123

Palavras-chave:

Ensino de Lí­ngua Estrangeira para Crianças., Avaliação no Ensino de Lí­ngua Estrangeira para Crianças., Momentos Avaliativos

Resumo

Este artigo insere-se no contexto de ensino de lí­nguas estrangeiras para crianças (LEC). Seu objetivo é apresentar análises e reflexões feitas, durante a realização de um estágio não obrigatório, sobre os momentos avaliativos que ocorreram nas aulas de uma turma de crianças de cinco e seis anos de idade aprendendo inglês em uma escola particular de Brasí­lia/DF. Desenvolvemos um estudo qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) com a utilização de notas de campo e memórias feitas durante nove meses de estágio em uma turma de oito crianças durante o ano de 2017. O estudo respaldou-se nas orientações sobre LEC apresentadas em Brown (2000), Scott-Little (2001), McKay (2006), e Malloy (2015). As análises salientam a importância tanto do conhecimento que o professor deve ter sobre o público com o qual trabalha, quanto a clareza dos objetivos de aprendizagem de suas aulas, e indicam que, em um contexto de ensino para crianças de cinco e seis anos, a avaliação de fato efetiva envolveu observações e esteve presente em uma variedade de momentos durante as aulas; as avaliações de caráter tradicional ou administrativo, por outro lado, não levaram em conta as particularidades da faixa etária e acabaram por não cumprir seu objetivo de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment for learning in the classroom. In: GARDNER, J. (org.). Assessment and learning. London: Sage Publications Ltd., 2006. p. 9-26.

BRITISH COUNCIL. English in early childhood: language learning and development. s. d. Disponí­vel em: http://www.futurelearn.com/courses/english-in-early-childhood. Acesso em: 04 mar. 2021.

BUENO, B. O parecer descritivo como instrumento de registro e relato do desenvolvimento e da aprendizagem de lí­ngua inglesa para crianças: tecendo critérios orientadores. 2019. 76 f. Monografia (Pós-graduação lato sensu) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, 2019.

BURNS, A. Collaborative action research for english language teachers. Cambridge: University Press, 1999.

BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. White Plains, NY: Longman, 2000.

CHAPPUIS, J. Seven strategies of assessment for learning. 2. ed. New York: Pearson Education, 2015.

EARL, L. Assessment as learning: using classroom assessment to maximise student learning. Thousand Oaks, CA, Corwin Press. 2003.

GARCIA, B. Quanto mais cedo melhor (?): uma análise discursive do ensino de inglês para crianças. 2011. 216 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

HARLEN, W. The role of assessment in developing motivation for learning. In: GARDNER, J. (org.). Assessment and learning. London: Sage Publications Ltd., 2006. p. 61-80.

KAWACHI-FURLAN, C; MALTA, L. Teaching English with young learners: possibilities of critical language education. Via Litterae, v. 12, n. 2, p. 153-170, 2020.

MALLOY, A. Seven essential considerations for assessing young learners. Modern English Teacher, United Kingdom, v. 24, n. 1, p. 20-23, 2015.

McKAY, P. Assessing young language learners. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEVEDO-CAMARGO, G. Efeito retroativo da avaliação na aprendizagem de lí­nguas estrangeiras: que fenômeno é esse? In: MULIK, K. B.; RETORTA, M. S. (org.) Avaliação no ensino-aprendizagem de lí­nguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 77-93.

RICH, S. Taking stock: where are we now with teyl? In: RICH, S. (org.). International perspectives on teaching english to young learners. New York: Palgrave Macmillan, 2014. p. 1-22.

SCOTT-LITTLE, C.; NIEMEYER, J. Assessing Kindergarten Children: What School Systems Need to Know. Greensboro: SERVE/Office of Educational Research and Improvement, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto et alii. São Paul: Livraria Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

SILVA DA CUNHA, L.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02123, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02123. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3185. Acesso em: 23 nov. 2024.