Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02123

Palavras-chave:

Ensino de Lí­ngua Estrangeira para Crianças., Avaliação no Ensino de Lí­ngua Estrangeira para Crianças., Momentos Avaliativos

Resumo

Este artigo insere-se no contexto de ensino de lí­nguas estrangeiras para crianças (LEC). Seu objetivo é apresentar análises e reflexões feitas, durante a realização de um estágio não obrigatório, sobre os momentos avaliativos que ocorreram nas aulas de uma turma de crianças de cinco e seis anos de idade aprendendo inglês em uma escola particular de Brasí­lia/DF. Desenvolvemos um estudo qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) com a utilização de notas de campo e memórias feitas durante nove meses de estágio em uma turma de oito crianças durante o ano de 2017. O estudo respaldou-se nas orientações sobre LEC apresentadas em Brown (2000), Scott-Little (2001), McKay (2006), e Malloy (2015). As análises salientam a importância tanto do conhecimento que o professor deve ter sobre o público com o qual trabalha, quanto a clareza dos objetivos de aprendizagem de suas aulas, e indicam que, em um contexto de ensino para crianças de cinco e seis anos, a avaliação de fato efetiva envolveu observações e esteve presente em uma variedade de momentos durante as aulas; as avaliações de caráter tradicional ou administrativo, por outro lado, não levaram em conta as particularidades da faixa etária e acabaram por não cumprir seu objetivo de avaliar.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

SILVA DA CUNHA, L.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02123, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02123. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3185. Acesso em: 5 nov. 2024.