Um relato de experiência com avaliação no ensino de língua inglesa para crianças
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02123Palabras clave:
Ensino de Língua Estrangeira para Crianças., Avaliação no Ensino de Língua Estrangeira para Crianças., Momentos AvaliativosResumen
Este artigo insere-se no contexto de ensino de línguas estrangeiras para crianças (LEC). Seu objetivo é apresentar análises e reflexões feitas, durante a realização de um estágio não obrigatório, sobre os momentos avaliativos que ocorreram nas aulas de uma turma de crianças de cinco e seis anos de idade aprendendo inglês em uma escola particular de Brasília/DF. Desenvolvemos um estudo qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) com a utilização de notas de campo e memórias feitas durante nove meses de estágio em uma turma de oito crianças durante o ano de 2017. O estudo respaldou-se nas orientações sobre LEC apresentadas em Brown (2000), Scott-Little (2001), McKay (2006), e Malloy (2015). As análises salientam a importância tanto do conhecimento que o professor deve ter sobre o público com o qual trabalha, quanto a clareza dos objetivos de aprendizagem de suas aulas, e indicam que, em um contexto de ensino para crianças de cinco e seis anos, a avaliação de fato efetiva envolveu observações e esteve presente em uma variedade de momentos durante as aulas; as avaliações de caráter tradicional ou administrativo, por outro lado, não levaram em conta as particularidades da faixa etária e acabaram por não cumprir seu objetivo de avaliar.
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