A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl

Autores

  • Marceli Aquino Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Partí­culas modais alemãs, Ensino de alemão como lí­ngua estrangeira, Linguí­stica de corpus

Resumo

As partí­culas modais alemãs (doravante PMs) são palavras com funções pragmáticas complexas que apresentam desafios para o ensino de alemão como lí­ngua estrangeira (doravante ALE). Nesse sentido, o presente trabalho oferece uma proposta de ensino das PMs doch, denn, wohl e halt por meio do corpus Wortschatz, averiguando a frequência, as coocorrências com outras PMs, e o emprego no contexto desses elementos modais. Não obstante, considera-se essencial a discussão dos aspectos gramaticais e pragmáticos das PMs, especialmente com a mediação da função nuclear de cada partí­cula e seu significado em determinados contextos. Sabendo que a aplicação de corpus no ensino de lí­ngua estrangeira permite a observação do uso do idioma em situações autênticas, fornecendo novas introspeções sobre a sua estrutura e emprego, esperamos que essa ferramenta possa contribuir de maneira efetiva para o ensino de PMs. Logo, os resultados desta pesquisa podem ser diretamente aplicados para a mediação dinâmica das PMs em turmas de ALE de diferentes ní­veis de conhecimento.

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Publicado

2019-04-05

Como Citar

AQUINO, M. A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 144–158, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/558. Acesso em: 5 nov. 2024.