A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl

Autores

  • Marceli Aquino Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Partí­culas modais alemãs, Ensino de alemão como lí­ngua estrangeira, Linguí­stica de corpus

Resumo

As partí­culas modais alemãs (doravante PMs) são palavras com funções pragmáticas complexas que apresentam desafios para o ensino de alemão como lí­ngua estrangeira (doravante ALE). Nesse sentido, o presente trabalho oferece uma proposta de ensino das PMs doch, denn, wohl e halt por meio do corpus Wortschatz, averiguando a frequência, as coocorrências com outras PMs, e o emprego no contexto desses elementos modais. Não obstante, considera-se essencial a discussão dos aspectos gramaticais e pragmáticos das PMs, especialmente com a mediação da função nuclear de cada partí­cula e seu significado em determinados contextos. Sabendo que a aplicação de corpus no ensino de lí­ngua estrangeira permite a observação do uso do idioma em situações autênticas, fornecendo novas introspeções sobre a sua estrutura e emprego, esperamos que essa ferramenta possa contribuir de maneira efetiva para o ensino de PMs. Logo, os resultados desta pesquisa podem ser diretamente aplicados para a mediação dinâmica das PMs em turmas de ALE de diferentes ní­veis de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHAM, Werner. Discourse Particles in German: How does their illocutive force come about? In: ABRAHAM, W. (Ed.). Discourse particles. Descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Benjamins, 1991, 203-252.

AQUINO, M. A força comunicativa das partí­culas modais alemãs no ensino de lí­nguas. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 1, n.2, p. 103-115, 2012.

AQUINO, M. O questionário como ferramenta de ensino das partí­culas modais alemãs. Pandaemonium Germanicum. São Paulo, v. 20, n. 32, p. 156-179, 2017.

BERBER SARDINHA, T. Lingüí­stica de Corpus. Barueri: Manole. 2004.

BIBER, D.; CONRAD, S.; REPPEN, R. Corpus linguistics: investigating language structure and use. Cambridge; New York: CUP, 1998.

BURKHARDT, Armin. Abtönungspartikeln im Deutschen: Bedeutung und Genese. Zeitschrift für germanistische Linguistik 22, Nr. 2, 1994, p. 129 - 151.

BUSSE, D. (Ed.). Diachrone Semantik und Pragmatik: Untersuchungen zur Erklärung und Beschreibung des Sprachwandels. Tübingen: Niemeyer, 1991.

DUDEN. Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. Mannheim/ Leipzig/ Wien/ Zürich. Dudenverlag, 2016.

HEGGELUND, K. T. Zur Bedeutung der deutschen Modalpartikeln in Gesprächen unter besonderer Berücksichtigung der Sprechakttheorie und der Daf-perspektive. Linguistik online. 9, 2001. Disponí­vel em: <http://www.linguistikonline. de/2_00/graefen.html>. Acesso em:2017.

HELBIG, G. Partikeln als illokutive Indikatoren im Dialog. Deutsch als Fremdsprache, v. 14, n.1, p.30-44, 1977.

KÖNIG, E; REQUARDT, S. A relevance-theoretic approach to the analysis of modal

particles in German. Multilingua: Journal of Cross-Cultural and Interlanguage Communication, v. 10, n. 1-2, p. 63-78, 1991.

KRIVONOSOV, A. Zum Problem der Klassifizierung der deutschen Partikeln. In: WEYDT, H. Sprechen mit Partikeln. Berlin: De Gruyter, 1989.

HELBIG, G; BUSCHA, J. Deutsche Grammatik. Leipzig: Verlag Enzyklopädie, 2002.

KAWASHIMA, A. Textsorte und Partikeln im Japanischen und Deutschen. In: WEYDT, H. (Ed.). Sprechen mit Partikeln. Berlin; New York: De Gruyter, 1989. p. 276-281.

LEECH, G. Teaching and Language Corpora: a Convergence. In: WICHMANN, A. et al (Eds.) Teaching and language corpora. New York: Longman, 1997. p. 01-24.

MANOEL, C. As partí­culas modais alemãs: uma exemplificação com doch. 1998. 90 f.

Dissertação (Mestrado em Lí­ngua e Literatura Alemã) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade São Paulo, São Paulo, 1998.

SINCLAIR, J. Corpus, Concordance, Collocation. Oxford: Oxford University Press. 1991.

THURMAIR, M. Modalpartikeln und ihre Kombinationen. Tübingen: Niemeyer, 1989.

WALTEREIT, R. Modal particles and their functional equivalents: a speech-act-theoreticapproach. Journal of Pragmatics, v. 33, n. 9, 2001. p. 1391-1417.

WEYDT, H (Hg.). Partikeln und Interaktion. Tübingen: Niemeyer, 1983.

Downloads

Publicado

2019-04-05

Como Citar

AQUINO, M. A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 144–158, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/558. Acesso em: 8 set. 2024.