Linguí­stica Aplicada crí­tica e ensino de lí­nguas com blog: diálogos possí­veis

Autores

  • Manoela Oliveira de Souza Santana Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP)

Palavras-chave:

Linguí­stica Aplicada Crí­tica, ensino/aprendizagem de lí­nguas, Blog

Resumo

Nesta produção, propõe-se uma reflexão sobre diálogos possí­veis entre a Linguí­stica Aplicada Crí­tica e o ensino/aprendizagem de lí­nguas com gêneros discursivos virtuais, a exemplo do blog. No cenário da sociedade tecnológica, espaços educacionais implementam esse ensino no sentido de vivenciar as peculiaridades do multiletramento em práticas leitoras e escritoras mediados pelo letramento digital e crí­tico, pela multimodalidade e pelo hipertexto. A Linguí­stica Aplicada Crí­tica, transcendendo a perspectiva teórica de aplicação linguí­stica e refletindo as marcas da globalização, destaca a relevância do ensino e aprendizagem de lí­nguas que valoriza a natureza social das múltiplas linguagens, considerando suas condições reais de uso, numa vertente polí­tica. Assim, na interface entre o ensino de lí­nguas com blog e esse processo, os agentes da práxis precisam se reconhecer como sujeitos dessas linguagens, podendo ler e gerir textos com liberdade, por meio da linguagem verbal, imagens e sons, aprimorar o conhecimento digital e vivenciar, com criticidade, o caráter interacional do gênero.

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Publicado

2015-12-05

Como Citar

SANTANA, M. O. de S. . Linguí­stica Aplicada crí­tica e ensino de lí­nguas com blog: diálogos possí­veis. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 53–63, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1348. Acesso em: 27 dez. 2024.