Linguística Aplicada crítica e ensino de línguas com blog: diálogos possíveis
Palavras-chave:
Linguística Aplicada Crítica, ensino/aprendizagem de línguas, BlogResumo
Nesta produção, propõe-se uma reflexão sobre diálogos possíveis entre a Linguística Aplicada Crítica e o ensino/aprendizagem de línguas com gêneros discursivos virtuais, a exemplo do blog. No cenário da sociedade tecnológica, espaços educacionais implementam esse ensino no sentido de vivenciar as peculiaridades do multiletramento em práticas leitoras e escritoras mediados pelo letramento digital e crítico, pela multimodalidade e pelo hipertexto. A Linguística Aplicada Crítica, transcendendo a perspectiva teórica de aplicação linguística e refletindo as marcas da globalização, destaca a relevância do ensino e aprendizagem de línguas que valoriza a natureza social das múltiplas linguagens, considerando suas condições reais de uso, numa vertente política. Assim, na interface entre o ensino de línguas com blog e esse processo, os agentes da práxis precisam se reconhecer como sujeitos dessas linguagens, podendo ler e gerir textos com liberdade, por meio da linguagem verbal, imagens e sons, aprimorar o conhecimento digital e vivenciar, com criticidade, o caráter interacional do gênero.
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