Atitudes negativas em relação à aprendizagem da língua inglesa: resistência, ideologia e o processo de autoexclusão
Palavras-chave:
Atitudes, Desmotivação, Ensino/aprendizagem, Língua Inglesa, DiscursoResumo
Ancorado em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, este artigo versa sobre posicionamentos desfavoráveis em relação à aprendizagem da língua inglesa, no contexto da escola pública regular. Desse modo, a temática central em torno de que gira este trabalho são as atitudes negativas em relação à aprendizagem da língua inglesa, cuja raiz está na resistência dos aprendizes em aprender a língua inglesa e na ideologia dominante. Ao ter tal atitude, aprendizes acabam permitindo a consolidação do processo de autoexclusão da aprendizagem. O objetivo deste artigo é tratar da origem das atitudes negativas e a sua relação com a desmotivação. A reflexão proposta aqui evidencia a necessidade de se ter uma postura crítica frente í s atitudes negativas, buscando desvendar as suas origens a fim de extingui-las. Ainda são apresentados resultados de uma pesquisa etnográfica, realizada com dois grupos de estudantes, oriundos da escola pública, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, cujo objetivo foi investigar a ocorrência das atitudes negativas. A pesquisa que englobou aplicação de questionário, entrevista com alunos e observação de aulas, dentre diversos achados interessantes, levou à compreensão do que realmente acontece no contexto instrucional.
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