v. 7 n. 2 (2018): Diálogo das Letras - Dossiê: Gêneros de texto na perspectiva do Grupo de Genebra: reflexões teóricas e práticas

					Visualizar v. 7 n. 2 (2018): Diálogo das Letras - Dossiê: Gêneros de texto na perspectiva do Grupo de Genebra: reflexões teóricas e práticas
Publicado: 2020-02-17

Sumário

  • Apresentação - Gênero de texto como um (mega)instrumento para o ensino e a aprendizagem da linguagem humana

    Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Milena Moretto, Cleide Inês Wittke
    2-9
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3202

Artigos

  • O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem

    Ana Paula Silva Dias, Eliane Gouvêa Lousada
    10-25
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3203
  • Os mecanismos enunciativos na produção de leitura de uma crônica por uma agente-leitora universitária

    Fabí­ola Mônica da Silva Gonçalves, Sandra Patrí­cia Ataí­de Ferreira
    26-43
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3204
  • Avaliação de gêneros orais: critérios em debate

    Silvana Silva, Célia Pelegrini Della Méa
    44-60
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3205
  • O ensino do gênero debate regrado: por práticas escolares democráticas e crí­ticas

    Ana Elisa Jacob, Kátia Diolina, Luzia Bueno
    61-80
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3206
  • Pela necessidade de trabalhar a oralidade na sala de aula

    Ana Maria de Mattos Guimarães, Joseane de Souza
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3207
  • Towards a hybrid approach to genre teaching: comparing the swiss and brazilian schools of socio-discursive interactionism and rhetorical genre studies

    Vera Lúcia Lopes Cristovão, Natasha Artemeva
    101-120
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3208
  • Gêneros do discurso e ensino: análise de um livro didático de português

    Wesley Luis Carvalhaes
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3209
  • Didatização da produção escrita em livro didático de Lí­ngua Portuguesa para o Ensino Médio

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Adair Vieira Gonçalves, Gabriela Martins Mafra
    135-154
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3211
  • Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM

    Milena Moretto, Cleide Inês Wittke
    155-172
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3212
  • Escrita processo e gêneros textuais argumentativos: uma possibilidade de articulação teórico-metodológica para o trabalho com o texto na escola

    Patricia Santos, Vaima Regina Alves Motta
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3213
  • A escrita processual do gênero textual carta de reclamação no ensino fundamental

    Ana Paula Martins Alves, Mônica de Souza Serafim, Marí­lio Salgado Nogueira
    191-206
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3214
  • Sequência didática para o ensino e aprendizagem da produção de gêneros escritos: reflexões sobre avaliação formativa e regulação

    Fatiha Dechicha Parahyba, Eulália Leurquin
    207-226
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3215
  • Sequência didática: procedimento eficaz na alfabetização e letramento no primeiro ciclo do ensino fundamental

    Cí­cera Alves Agostinho Sá
    227-246
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3216

Entrevistas

  • O trabalho com os gêneros na perspectiva do Grupo de Genebra: entrevista com Eliane Lousada

    Milena Moretto, Cleide Inês Wittke
    247-254
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3218