Pela necessidade de trabalhar a oralidade na sala de aula

Autores

  • Ana Maria de Mattos Guimarães Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Joseane de Souza Universidade do Valedo Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros orais como objeto de ensino, Práticas interacionais em entrevistas

Resumo

O presente artigo visa investigar elementos interacionais que proporcionam reflexões e podem se tornar objeto de ensino de gêneros orais na sala de aula de português como lí­ngua materna, especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental. Partimos do entendimento de linguagem como interação, desde as perspectivas teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo e da Análise da Conversa Etnometodológica, voltando-nos ao banco de dados de interações em sala de aula gravadas em ví­deo como parte de um projeto de formação continuada desenvolvido entre os anos de 2011 a 2014. Desse projeto, surgiu o dispositivo Projeto Didático de Gênero (PDG), inspirado nos princí­pios de Sequências Didáticas e de Projetos de Letramento, já amplamente demonstrado e discutido em outras publicações. Um desses PDG, que tem como foco o gênero entrevista oral, é analisado aqui. As interações produzidas por uma aluna em especí­fico (sua produção inicial, produção final e produção pós-final) são vistas comparativamente. Refletimos, finalmente, sobre sua aprendizagem e sobre o que a sua trajetória pode apontar a respeito de peculiaridades no ensino do gênero oral entrevista.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

GUIMARÃES, A. M. de M. .; SOUZA, J. de . Pela necessidade de trabalhar a oralidade na sala de aula. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 81–100, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/620. Acesso em: 5 nov. 2024.