Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo. Texto. Gênero textual.Resumo
Em contexto nacional, o profícuo contato de investigações com o quadro teórico-metodológico do que se convencionou chamar de Grupo de Genebra – ao qual pertencem teóricos como Bronckart (2006), Schneuwly e Dolz (1996, 1997) – deu-se pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por intermédio da publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Com efeito, de caráter teórico, o presente artigo busca revisitar conceitos importantes do método de análise e do modelo da organização dos textos do ISD, de modo a sistematizar algumas das contribuições de ordem da epistemologia e da prática para o estudo da linguagem, no tocante, em especial, às perspectivas de texto, gênero de texto e tipos de discursos. Este estudo ancora-se em princípios da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, (BULEA, 2010; BRONCKART, 1999; 2008); texto, arquitetura textual, tipos de discurso (BRONCKART, 2006; 2008; 2012) e gênero de texto (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2005; BAKHTIN, 2011). Em síntese, infere-se a dinamicidade do Interacionismo Sociodiscursivo, compreendido como um processo em desenvolvimento, cujo principal postulado é a linguagem vista como elemento central e decisivo para a chamada ciência do humano, princípio fundante da corrente.
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