Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo. Texto. Gênero textual.

Resumo

Em contexto nacional, o profícuo contato de investigações com o quadro teórico-metodológico do que se convencionou chamar de Grupo de Genebra – ao qual pertencem teóricos como Bronckart (2006), Schneuwly  e Dolz (1996, 1997) – deu-se pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por intermédio da  publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Com efeito, de caráter teórico, o presente artigo busca revisitar conceitos importantes do método de análise e do modelo da organização dos textos do ISD, de modo a sistematizar algumas das contribuições de ordem da epistemologia e da prática para o estudo da linguagem, no tocante, em especial, às perspectivas de texto, gênero de texto e tipos de discursos. Este estudo ancora-se em princípios da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, (BULEA, 2010; BRONCKART, 1999; 2008); texto, arquitetura textual, tipos de discurso (BRONCKART, 2006; 2008; 2012) e gênero de texto (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2005; BAKHTIN, 2011). Em síntese, infere-se a dinamicidade do Interacionismo Sociodiscursivo, compreendido como um processo em desenvolvimento, cujo principal postulado é a linguagem vista como elemento central e decisivo para a chamada ciência do humano, princípio fundante da corrente.

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Biografia do Autor

Hermano Aroldo Gois Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Docente temporário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Regina Celi Mendes Pereira , a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2023-07-05

Como Citar

OLIVEIRA, H. A. G.; PEREIRA , R. C. M. Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02310, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02310. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4782. Acesso em: 7 jul. 2024.