Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310

Palabras clave:

Interaccionismo Sociodiscursivo. Texto. Género textual.

Resumen

Em contexto nacional, o profícuo contato de investigações com o quadro teórico-metodológico do que se convencionou chamar de Grupo de Genebra – ao qual pertencem teóricos como Bronckart (2006), Schneuwly  e Dolz (1996, 1997) – deu-se pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por intermédio da  publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Com efeito, de caráter teórico, o presente artigo busca revisitar conceitos importantes do método de análise e do modelo da organização dos textos do ISD, de modo a sistematizar algumas das contribuições de ordem da epistemologia e da prática para o estudo da linguagem, no tocante, em especial, às perspectivas de texto, gênero de texto e tipos de discursos. Este estudo ancora-se em princípios da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, (BULEA, 2010; BRONCKART, 1999; 2008); texto, arquitetura textual, tipos de discurso (BRONCKART, 2006; 2008; 2012) e gênero de texto (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2005; BAKHTIN, 2011). Em síntese, infere-se a dinamicidade do Interacionismo Sociodiscursivo, compreendido como um processo em desenvolvimento, cujo principal postulado é a linguagem vista como elemento central e decisivo para a chamada ciência do humano, princípio fundante da corrente.

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Biografía del autor/a

Hermano Aroldo Gois Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Docente temporário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Regina Celi Mendes Pereira , a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2023-07-05

Cómo citar

OLIVEIRA, H. A. G.; PEREIRA , R. C. M. Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02310, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02310. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4782. Acesso em: 5 oct. 2024.