Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310Mots-clés :
Interacionismo sociodiscursivo. Texto. Gênero textual.Résumé
Em contexto nacional, o profícuo contato de investigações com o quadro teórico-metodológico do que se convencionou chamar de Grupo de Genebra – ao qual pertencem teóricos como Bronckart (2006), Schneuwly e Dolz (1996, 1997) – deu-se pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por intermédio da publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Com efeito, de caráter teórico, o presente artigo busca revisitar conceitos importantes do método de análise e do modelo da organização dos textos do ISD, de modo a sistematizar algumas das contribuições de ordem da epistemologia e da prática para o estudo da linguagem, no tocante, em especial, às perspectivas de texto, gênero de texto e tipos de discursos. Este estudo ancora-se em princípios da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, (BULEA, 2010; BRONCKART, 1999; 2008); texto, arquitetura textual, tipos de discurso (BRONCKART, 2006; 2008; 2012) e gênero de texto (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2005; BAKHTIN, 2011). Em síntese, infere-se a dinamicidade do Interacionismo Sociodiscursivo, compreendido como um processo em desenvolvimento, cujo principal postulado é a linguagem vista como elemento central e decisivo para a chamada ciência do humano, princípio fundante da corrente.
Téléchargements
Références
ADAM, J.M. 1992. Les textes types et prototypes. Paris, Nathan.
ARAUJO, D. L.; SILVA, W. da. (org.). Oralidade em foco: conceitos, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1970/2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 17 de junho de 2023.
BRONCKART, J.-P. Introdução. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 10-23.
BRONCKART, J.-P. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 59-91.
BRONCKART, J.-P. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 121-160.
BRONCKART, J.-P. O Agir nos Discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BRONCKART, J.-P. A problemática do agir na filosofia e nas ciências humanas. In: BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008. p. 13-68.
BRONCKART, J.-P. Quadro e questionamento epistemológicos. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 21-67.
BRONCKART, J.-P. Os tipos de discurso. In.: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 137-216.
BRONCKART, J.-P. Os gêneros de texto, quadros organizadores da verdadeira vida dos signos. In: BRONCKART, J. P; BRONCKART, E. B. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de letras, 2017. p. 37-50.
BULEA, E. Atividade linguageira, textualidade e significação. In: BULEA, E. Linguagens e efeitos desenvolvimentais a interpretação da atividade. Campinas: Mercado de letras, 2010. p. 63-75.
CARNIN, A.; GUIMARÃES, A. M. de M.; LOUSADA, E. G. O Interacionismo Sociodiscursivo e as pesquisas em linguagem e desenvolvimento humano: um caminho conjuntamente trilhado. In: GUIMARÃES, A. M de M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. p. 8-21 Disponível em: <https://www.letraria.net/o-interacionismo-sociodiscursivo/>. Acesso em: 17 jun. 2023.
COUTINHO, A. Schematization (discursive) et disposition (textuelle). In: ADAM, J-M.; GRIZE, J.-B.; BOUACHA, M. A. (org.). Texte et discours: catégories pour l’analyse. Dijon: EUD, 2004. p. 29-42.
CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. C. S. Articulações teóricas para ações de didatização de gêneros em prol de letramentos acadêmicos. In. GUIMARÃES, A. M de M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. p. 290-308. Disponível em: <https://www.letraria.net/o-interacionismo-sociodiscursivo/>. Acesso em: 17 jun. 2023.
DOLZ, J. .; SCHNEUWLY, B. .; MORETTO, M. .; WITTKE, C. I. . Apresentação - Gênero de texto como um (mega)instrumento para o ensino e a aprendizagem da linguagem humana. Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 2–9, 2018.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Genres et progression orale etécrite: éléments de réflexions à propos d’une expérienceromande. Enjeux, 1996.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Curriculum et progression. Laproduction de textes écrits et oraux. In: Actes du Colloque Ladéfinition des contenus de l’école pour tous. Marseille, IUFM:d’Aix-Marseille, CD-ROM, 1997.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência francófona. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.41-70.
DOLZ, J.; ABREU-TARDELLI, L. S.; KOMESU, F. C. Contribuições da didática de línguas para o ensino e a pesquisa de letramentos e gêneros sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: entrevista com Joaquim Dolz. In: Abreu-Tardelli, L; Komesu, F. (org.). Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2018, v. 1, p. 128-138.
FIGUEIREDO, F. J. Q. A mediação e a ZDP. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). Vygostky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019, p. 37-49.
GUIMARÃES, A. M. de M.; LOUSADA, E.; BUENO, L. O interacionismo sociodiscursivo: ampliando a visão. In. BRONCKART, J. P.; BRONCKART, E. B (org.). As unidades semióticas em ação: estudos lingüísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Mercado de letras, 2017.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo universitário, 1989.
LOUSADA, E. G.; BUENO, L.; GUIMARAES, A. M. (org.) . As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 237-259.
MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. de M. O Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLLI, L. S (org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 17-42.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, v. 12, n. 30, p. 52–72, 2018.
MATENCIO, M. L. M. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. In: GUIMARAES, A. M. de; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de letras, 2007. p. 51-63.
MEDRADO, B. P.; PEREIRA, R. C. M.; REICHMANN, C. L. (org.). Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. 1. ed. João Pessoa: EDUFPB, 2020. v. 1
MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
NAVARRO, F. ¿ES MOMENTO DE ABANDONAR LOS GÉNEROS DISCURSIVOS? (Posfacio). In: MATIAS, R. B.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos: académicos. X SIGET - Simposio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo / Richard Brunel Matias; Vera Lúcia Lopes Cristovão; Gouvêa Eliane Lousada. Córdoba: Fl copias, 2020. p. 274-275.
OLIVEIRA, H. A. G. Um estudo do gerenciamento da escrita de textos na graduação em Letras por meio da ativação de capacidades e da mobilização de operações de linguagem. 2021. 348 f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: BENTES A. C., LEITE, M. Q. (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama de pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p. 262-312.
PEREIRA, R. C. M. A constituição social e psicológica do texto escrito. In. PEREIRA, R. C. M; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p.113-142.
RODRIGUES, L. M. F. S.; LEURQUIN, E. V. L. F.; BRONCKART, E. B. Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para compreender o agir do estagiário. Revista virtual de estudos da linguagem, v. 18, p. 83-109, 2020.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de letras, 2004. p. 19-34.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.