Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02310

Mots-clés :

Interacionismo sociodiscursivo. Texto. Gênero textual.

Résumé

Em contexto nacional, o profícuo contato de investigações com o quadro teórico-metodológico do que se convencionou chamar de Grupo de Genebra – ao qual pertencem teóricos como Bronckart (2006), Schneuwly  e Dolz (1996, 1997) – deu-se pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), por intermédio da  publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Com efeito, de caráter teórico, o presente artigo busca revisitar conceitos importantes do método de análise e do modelo da organização dos textos do ISD, de modo a sistematizar algumas das contribuições de ordem da epistemologia e da prática para o estudo da linguagem, no tocante, em especial, às perspectivas de texto, gênero de texto e tipos de discursos. Este estudo ancora-se em princípios da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, (BULEA, 2010; BRONCKART, 1999; 2008); texto, arquitetura textual, tipos de discurso (BRONCKART, 2006; 2008; 2012) e gênero de texto (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2005; BAKHTIN, 2011). Em síntese, infere-se a dinamicidade do Interacionismo Sociodiscursivo, compreendido como um processo em desenvolvimento, cujo principal postulado é a linguagem vista como elemento central e decisivo para a chamada ciência do humano, princípio fundante da corrente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hermano Aroldo Gois Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Docente temporário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Regina Celi Mendes Pereira , a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. 

Références

ADAM, J.M. 1992. Les textes types et prototypes. Paris, Nathan.

ARAUJO, D. L.; SILVA, W. da. (org.). Oralidade em foco: conceitos, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1970/2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 17 de junho de 2023.

BRONCKART, J.-P. Introdução. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 10-23.

BRONCKART, J.-P. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 59-91.

BRONCKART, J.-P. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 121-160.

BRONCKART, J.-P. O Agir nos Discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J.-P. A problemática do agir na filosofia e nas ciências humanas. In: BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008. p. 13-68.

BRONCKART, J.-P. Quadro e questionamento epistemológicos. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 21-67.

BRONCKART, J.-P. Os tipos de discurso. In.: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 137-216.

BRONCKART, J.-P. Os gêneros de texto, quadros organizadores da verdadeira vida dos signos. In: BRONCKART, J. P; BRONCKART, E. B. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de letras, 2017. p. 37-50.

BULEA, E. Atividade linguageira, textualidade e significação. In: BULEA, E. Linguagens e efeitos desenvolvimentais a interpretação da atividade. Campinas: Mercado de letras, 2010. p. 63-75.

CARNIN, A.; GUIMARÃES, A. M. de M.; LOUSADA, E. G. O Interacionismo Sociodiscursivo e as pesquisas em linguagem e desenvolvimento humano: um caminho conjuntamente trilhado. In: GUIMARÃES, A. M de M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. p. 8-21 Disponível em: <https://www.letraria.net/o-interacionismo-sociodiscursivo/>. Acesso em: 17 jun. 2023.

COUTINHO, A. Schematization (discursive) et disposition (textuelle). In: ADAM, J-M.; GRIZE, J.-B.; BOUACHA, M. A. (org.). Texte et discours: catégories pour l’analyse. Dijon: EUD, 2004. p. 29-42.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. C. S. Articulações teóricas para ações de didatização de gêneros em prol de letramentos acadêmicos. In. GUIMARÃES, A. M de M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. p. 290-308. Disponível em: <https://www.letraria.net/o-interacionismo-sociodiscursivo/>. Acesso em: 17 jun. 2023.

DOLZ, J. .; SCHNEUWLY, B. .; MORETTO, M. .; WITTKE, C. I. . Apresentação - Gênero de texto como um (mega)instrumento para o ensino e a aprendizagem da linguagem humana. Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 2–9, 2018.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Genres et progression orale etécrite: éléments de réflexions à propos d’une expérienceromande. Enjeux, 1996.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Curriculum et progression. Laproduction de textes écrits et oraux. In: Actes du Colloque Ladéfinition des contenus de l’école pour tous. Marseille, IUFM:d’Aix-Marseille, CD-ROM, 1997.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência francófona. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.41-70.

DOLZ, J.; ABREU-TARDELLI, L. S.; KOMESU, F. C. Contribuições da didática de línguas para o ensino e a pesquisa de letramentos e gêneros sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: entrevista com Joaquim Dolz. In: Abreu-Tardelli, L; Komesu, F. (org.). Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2018, v. 1, p. 128-138.

FIGUEIREDO, F. J. Q. A mediação e a ZDP. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). Vygostky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019, p. 37-49.

GUIMARÃES, A. M. de M.; LOUSADA, E.; BUENO, L. O interacionismo sociodiscursivo: ampliando a visão. In. BRONCKART, J. P.; BRONCKART, E. B (org.). As unidades semióticas em ação: estudos lingüísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Mercado de letras, 2017.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo universitário, 1989.

LOUSADA, E. G.; BUENO, L.; GUIMARAES, A. M. (org.) . As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 237-259.

MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. de M. O Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLLI, L. S (org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 17-42.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, v. 12, n. 30, p. 52–72, 2018.

MATENCIO, M. L. M. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. In: GUIMARAES, A. M. de; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de letras, 2007. p. 51-63.

MEDRADO, B. P.; PEREIRA, R. C. M.; REICHMANN, C. L. (org.). Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. 1. ed. João Pessoa: EDUFPB, 2020. v. 1

MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NAVARRO, F. ¿ES MOMENTO DE ABANDONAR LOS GÉNEROS DISCURSIVOS? (Posfacio). In: MATIAS, R. B.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos: académicos. X SIGET - Simposio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo / Richard Brunel Matias; Vera Lúcia Lopes Cristovão; Gouvêa Eliane Lousada. Córdoba: Fl copias, 2020. p. 274-275.

OLIVEIRA, H. A. G. Um estudo do gerenciamento da escrita de textos na graduação em Letras por meio da ativação de capacidades e da mobilização de operações de linguagem. 2021. 348 f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: BENTES A. C., LEITE, M. Q. (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama de pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p. 262-312.

PEREIRA, R. C. M. A constituição social e psicológica do texto escrito. In. PEREIRA, R. C. M; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p.113-142.

RODRIGUES, L. M. F. S.; LEURQUIN, E. V. L. F.; BRONCKART, E. B. Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para compreender o agir do estagiário. Revista virtual de estudos da linguagem, v. 18, p. 83-109, 2020.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de letras, 2004. p. 19-34.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Téléchargements

Publiée

2023-07-05

Comment citer

OLIVEIRA, H. A. G.; PEREIRA , R. C. M. Texto, gênero textual e tipos de discurso: revisitando conceitos-chave na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02310, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02310. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4782. Acesso em: 21 nov. 2024.