Didatização da produção escrita em livro didático de Lí­ngua Portuguesa para o Ensino Médio

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Livro Didático, Produção Textual Escrita, Sequências Didáticas, "Português: Linguagens em Conexão"

Resumo

A pesquisa que dá origem a este trabalho é de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo os preceitos da Linguí­stica Aplicada. O objetivo é analisar a planificação do processo de ensino da produção textual escrita na coleção didática "Português: Linguagens em Conexão" (SETTE; TRAVALHA; STARLING, 2013a, 2013b, 2013c), destinada ao Ensino Médio, tomando como objeto de análise os três capí­tulos destinados ao gênero "artigo de opinião" (1º, 2º e 3º anos). Os critérios de análise foram estabelecidos a partir da leitura do encarte "Assessoria Pedagógica", no qual as autoras explicitam que a proposta didática para o eixo Produção de Textos Escritos e Orais é embasada no procedimento "sequência didática de gêneros" (SDG), criado por pesquisadores filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo. Para compreender o tratamento didático que as autoras dão à produção textual, principalmente ao gênero "artigo de opinião", fundamentamos a análise em princí­pios teóricos que dão sustentação à metodologia das SDG, entre eles "chaves" propostas por Dolz (2009) para o trabalho com a produção textual escrita. Após a análise, concluí­mos que a coleção não se orienta pelas SDG do grupo genebrino, nem enquanto macroestrutura nem como metodologia fundamentada na concepção de escrita como processo e ensino como trabalho. Entretanto, cria uma sequência de atividades centralizada no texto como unidade de ensino e direcionada pela motivação temática, preservando alguns princí­pios da SDG, como a revisão e reescrita textual.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

BARROS, E. M. D. de .; GONÇALVES, A. V. .; MAFRA, G. M. . Didatização da produção escrita em livro didático de Lí­ngua Portuguesa para o Ensino Médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 135–154, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/623. Acesso em: 23 nov. 2024.