Da era da composição à era do design: o ensino de produção de textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02402

Palavras-chave:

Multimodalidade, Multissemiose, TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação)

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, insere-se no campo da Linguística Aplicada, do tipo bibliográfica no que tange às políticas educacionais, e objetiva destacar a virada (multi)modal/semiótica no ensino da produção de textos. A análise é conduzida por meio do diálogo teórico-metodológico estabelecido com os estudos do discurso, ligados à epistemologia do dialogismo, Rojo (2007); Doretto e Beloti (2011); Rojo e Barbosa (2015); Rojo e Moura (2019), juntamente com os estudos da tradição anglo-saxã, dentre eles o Grupo de Nova Londres (1996) e seus seguidores, Kress (2010); Kalantizis, Cope, Pinheiro (2020); Lim, Cope e Kalantzis (2022); Cope e Kalantzis (2023). Para evidenciar a virada mencionada, o trabalho desenvolve uma retomada do processo de escolarização da produção de textos, descreve as concepções de língua e de linguagens envolvidas, caracteriza a virada e, por fim, propõe encaminhamentos didáticos que levam à pedagogia do design

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Biografia do Autor

Gabriela Martins Mafra, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como docente colaboradora externa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Integra o Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino (TECLE), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

MAFRA, G. M. . Da era da composição à era do design: o ensino de produção de textos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02402, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02402. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5651. Acesso em: 21 nov. 2024.