O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02028Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, . Discursos de professores, Língua PortuguesaResumo
Este trabalho objetiva compreender de que modo as TICs na educação têm contribuído para a prática do professor e para o avanço da docência de qualidade. A partir disso, refletimos sobre os saberes e fazeres dos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica para o trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação, nas mais diversas multimodalidades da língua materna. Como fundamentação teórica, o trabalho assume as contribuições de estudiosos como Moran (2012), Moran e Masetto (2013), que discutem sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação; Bacich, Neto e Trevisani (2015), que abordam sobre o ensino híbrido; e Xavier e Xavier (2016) e Araújo e Leffa (2016), que tratam do ensino de Língua Portuguesa com foco das redes sociais como ferramentas educativas. Do ponto de vista metodológico, a investigação adota a pesquisa de base qualitativa, de caráter de campo e tem como sujeitos 04 (quarto) professores de escolas da rede pública, localizadas no interior do Rio Grande do Norte. A análise dos dados aponta que a inserção das tecnologias na educação, como ferramenta pedagógica, demanda três fatores que são intrínsecos ao processo de ensinar e aprender nessa nova era da informação e comunicação: investimento, formação e planejamento. Concluímos que as tecnologias criaram um novo modelo de sociedade, e, sendo a escola um espaço social, é necessário que se recrie também a escola, e que as tecnologias cheguem até ela como suporte para o ensino-aprendizagem.
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