O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Lí­ngua Portuguesa

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Mots-clés :

Tecnologias de Informação e Comunicação, . Discursos de professores, Lí­ngua Portuguesa

Résumé

Este trabalho objetiva compreender de que modo as TICs na educação têm contribuí­do para a prática do professor e para o avanço da docência de qualidade. A partir disso, refletimos sobre os saberes e fazeres dos professores de Lí­ngua Portuguesa da Educação Básica para o trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação, nas mais diversas multimodalidades da lí­ngua materna. Como fundamentação teórica, o trabalho assume as contribuições de estudiosos como Moran (2012), Moran e Masetto (2013), que discutem sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação; Bacich, Neto e Trevisani (2015), que abordam sobre o ensino hí­brido; e Xavier e Xavier (2016) e Araújo e Leffa (2016), que tratam do ensino de Lí­ngua Portuguesa com foco das redes sociais como ferramentas educativas. Do ponto de vista metodológico, a investigação adota a pesquisa de base qualitativa, de caráter de campo e tem como sujeitos 04 (quarto) professores de escolas da rede pública, localizadas no interior do Rio Grande do Norte. A análise dos dados aponta que a inserção das tecnologias na educação, como ferramenta pedagógica, demanda três fatores que são intrí­nsecos ao processo de ensinar e aprender nessa nova era da informação e comunicação: investimento, formação e planejamento. Concluí­mos que as tecnologias criaram um novo modelo de sociedade, e, sendo a escola um espaço social, é necessário que se recrie também a escola, e que as tecnologias cheguem até ela como suporte para o ensino-aprendizagem.

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Publiée

2020-12-23

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SOUZA , J. C. M. M. de .; PEREIRA, C. C. . O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Lí­ngua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02028, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2767. Acesso em: 19 sept. 2024.