v. 2 n. 2 (2013): Abordagens sobre o texto literário no ensino de lí­nguas e literaturas

					Visualizar v. 2 n. 2 (2013): Abordagens sobre o texto literário no ensino de lí­nguas e literaturas
Publicado: 2013-12-10

Sumário

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

  • O ensino de literatura na Educação Básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos

    Marta Aguiar, Lí­via Suassuna
    06-26
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.866
  • Tendências contemporâneas no ensino de lí­ngua portuguesa e literatura

    Ricardo Abdalla Barros, Maria Antônia Ramos de Azevedo
    27 – 37
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.873
  • Ensino de literatura brasileira: investigando concepções de professores da rede estadual de Pernambuco sobre orientações e documentos curriculares oficiais

    Lí­via Suassuna, Mirelly Karoline Tabosa Pereira
    38 – 57
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.868
  • Ensino do gênero crônica no livro didático de português

    Silvania Maria de Santana
    58 – 73
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.877
  • O conto em aula de lí­ngua inglesa: uma proposta e um breve relato

    Patrí­cia Cristine Hoff
    74 – 103
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.875
  • A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental do SESC - Petrolina/PE

    Aurilia de Brito Lima, Fabiana Cristina da Silva
    104 – 131
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.878
  • O letramento literário na formação de professores de Ensino Religioso - uma leitura do Mito do Dilúvio em um conto de Machado de Assis

    Araceli Sobreira Benevides
    132 – 147
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.879
  • Da necessidade do letramento literário em lí­nguas estrangeiras

    Rosiane Xypas
    148 – 157
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.880
  • Material literário em aulas de E/LE: reflexões e perspectivas

    Regiane Santos Cabral de Paiva
    158 – 168
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.881
  • No caminho da leitura literária ou com a leitura literária em seu caminho

    Maria Gorete Paulo Torres, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
    169 – 189
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.882
  • Reflexões sobre os impasses na relação entre professor de português e a leitura literária: uma discussão teórica

    Paula Renata Hanke da Silveira
    190 – 206
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.884
  • Intertextualidade e produção textual: análise das narrativas do Cellij

    Juliane Francischeti Martins Motoyama, Edna Mara da Silva de Souza, Odilon Helou Fleury Curado
    207 – 219
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.883
  • O narrador "Pinta" Leniza como "A Mulher" no romance moderno e não somente um sexo feminino

    Antonia Gerlania Viana Medeiros
    220 – 230
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.864
  • Se um viajante numa noite de inverno: o leitor e a leitura a partir da interpretação e superinterpretação

    Wéllia Pimentel Santos
    231 – 247
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.886

Artigos de Alunos da Graduação

  • Capitães da areia: as caminhadas noturnas em busca do desejo de transgressão

    Maria do Socorro Oliveira de Almeida
    248 – 267
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.887
  • Leitura de contos no ensino fundamental: a contribuição da Teoria Literária nesse processo

    Luciéle Bernardi de Souza, Liane Batistela Kist
    268 – 279
    DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v2i2.888

Entrevistas

  • O texto literário e o ensino de lí­nguas e literaturas: uma entrevista com o professor Helder Pinheiro

    Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Maria Gorete Paulo Torres, Ananias Agostinho da Silva
    280 – 286
    DOI: https://doi.org/10.22297/DL.V2I2.889