Ensino do gênero crônica no livro didático de português

Autores

  • Silvania Maria de Santana Secretaria de Educação de Pernambuco (SE-PE)

Palavras-chave:

Ensino da lí­ngua, Gênero, Livro didático

Resumo

O ensino orientado pela concepção de linguagem como interação social apresenta destaque no direcionamento teórico-metodológico dos atuais livros didáticos de português. Este estudo tem por objetivo examinar como o livro didático Lí­ngua portuguesa: linguagem e interação direciona o ensino do gênero crônica. Para esse propósito, este trabalho apoia-se na concepção de linguagem sociodiscursiva. A metodologia deste estudo pautou-se na seleção do LDP que trouxesse pressuposto a concepção de ensino como interação social. O resultado apontou que o estudo da crônica direcionou-se a atender à intenção do enunciador e ao diálogo entre textos. Entretanto, a função social do gênero e a sua relação com o extraverbal não foram verificadas. Além disso, essa coleção didática priorizou apenas o ensino da leitura. Por isso, não apresentou uma proposta significativa do ensino do gênero como prática social.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

SANTANA, S. M. de . Ensino do gênero crônica no livro didático de português. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 58 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1273. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores