Ensino do gênero crônica no livro didático de português
Palavras-chave:
Ensino da língua, Gênero, Livro didáticoResumo
O ensino orientado pela concepção de linguagem como interação social apresenta destaque no direcionamento teórico-metodológico dos atuais livros didáticos de português. Este estudo tem por objetivo examinar como o livro didático Língua portuguesa: linguagem e interação direciona o ensino do gênero crônica. Para esse propósito, este trabalho apoia-se na concepção de linguagem sociodiscursiva. A metodologia deste estudo pautou-se na seleção do LDP que trouxesse pressuposto a concepção de ensino como interação social. O resultado apontou que o estudo da crônica direcionou-se a atender à intenção do enunciador e ao diálogo entre textos. Entretanto, a função social do gênero e a sua relação com o extraverbal não foram verificadas. Além disso, essa coleção didática priorizou apenas o ensino da leitura. Por isso, não apresentou uma proposta significativa do ensino do gênero como prática social.Downloads
Referências
ASSIS, M. Fuga do hospício e outras crônicas. Volume 26. São Paulo: ítica, 2002, p. 100-102.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Maria Ermantina G.G. Pereira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 279-326.
BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BEZERRA, M. A. Textos: seleção variada e atual. In: Angela Paiva Dionízio, Maria Auxiliadora Bezerra (orgs). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p. 35-47.
CANDIDO, A. A Vida ao Rés-do-chão. In: Antonio Candido et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Unicamp, 1992, p.13-22.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
_____. A atividade de linguagem em relação í lingua- homenagem a Ferdinand de Saussure. In: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anna Rachel Machado, Antónia Coutinho (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo:Mercado das Letras, 2007, p. 19-41.
DIAFÉRIA, L. Herói Morto nós. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br.> Acesso em: 01 dez. 2013.
FARACO, C. E; MOURA, F. M; MARUXO JR, J. H. Língua portuguesa: linguagem e interação. São Paulo: ítica, 2010, p. 73-81.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
GERALDI, J. W (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: ítica, 2002.
SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales.
Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: mercado das Letras, 2004.
SILVEIRA, J. F. da. In: Antonio Candido et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Unicamp, 1992, p. 25-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.