Ensino do gênero crônica no livro didático de português

Autores

  • Silvania Maria de Santana Secretaria de Educação de Pernambuco (SE-PE)

Palavras-chave:

Ensino da lí­ngua, Gênero, Livro didático

Resumo

O ensino orientado pela concepção de linguagem como interação social apresenta destaque no direcionamento teórico-metodológico dos atuais livros didáticos de português. Este estudo tem por objetivo examinar como o livro didático Lí­ngua portuguesa: linguagem e interação direciona o ensino do gênero crônica. Para esse propósito, este trabalho apoia-se na concepção de linguagem sociodiscursiva. A metodologia deste estudo pautou-se na seleção do LDP que trouxesse pressuposto a concepção de ensino como interação social. O resultado apontou que o estudo da crônica direcionou-se a atender à intenção do enunciador e ao diálogo entre textos. Entretanto, a função social do gênero e a sua relação com o extraverbal não foram verificadas. Além disso, essa coleção didática priorizou apenas o ensino da leitura. Por isso, não apresentou uma proposta significativa do ensino do gênero como prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, M. Fuga do hospí­cio e outras crônicas. Volume 26. São Paulo: ítica, 2002, p. 100-102.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Maria Ermantina G.G. Pereira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 279-326.

BAKHTIN, M. (Volochí­nov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BEZERRA, M. A. Textos: seleção variada e atual. In: Angela Paiva Dioní­zio, Maria Auxiliadora Bezerra (orgs). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p. 35-47.

CANDIDO, A. A Vida ao Rés-do-chão. In: Antonio Candido et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Unicamp, 1992, p.13-22.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

_____. A atividade de linguagem em relação í lingua- homenagem a Ferdinand de Saussure. In: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anna Rachel Machado, Antónia Coutinho (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo:Mercado das Letras, 2007, p. 19-41.

DIAFÉRIA, L. Herói Morto nós. Disponí­vel em: <http://www1.folha.uol.com.br.> Acesso em: 01 dez. 2013.

FARACO, C. E; MOURA, F. M; MARUXO JR, J. H. Lí­ngua portuguesa: linguagem e interação. São Paulo: ítica, 2010, p. 73-81.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GERALDI, J. W (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: ítica, 2002.

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales.

Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: mercado das Letras, 2004.

SILVEIRA, J. F. da. In: Antonio Candido et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Unicamp, 1992, p. 25-37.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

SANTANA, S. M. de . Ensino do gênero crônica no livro didático de português. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 58 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1273. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores