Estilo e livro didático: a constituição do ethos discursivo
Palavras-chave:
Estilística, Ensino, Livro Didático, Ethos discursivoResumo
É preciso considerar que as pessoas interagem por meio da língua(gem), seja para comunicar, defender ideia, compartilhar pensamento, construir conhecimento. No processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, o livro didático tem uma função significativa para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno, uma vez que traz diferentes propostas de atividade com a língua(gem). Analiso, neste artigo, quatro propostas de produção textual da coleção "Português: Linguagens", de William Cereja e Thereza Magalhães, do primeiro ano do ensino médio. Duas da coleção publicada em 1994 e duas na coleção de 2012, para mostrar quais traços estilísticos se mantiveram e quais foram alterados ao longo do tempo na coleção e como essas características (não) interferem no processo de ensino-aprendizagem e, ainda, corroboram para a construção do ethos discursivo, na perspectiva de Maingueneau (2008). Pela análise apresentada, é possível constatar a manutenção do estilo dos autores nos dois volumes, ainda que apresentem algumas diferenças, tendo em vista o contexto de produção e circulação de cada um deles.
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