Estilo e livro didático: a constituição do ethos discursivo

Autores/as

Palabras clave:

Estilí­stica, Ensino, Livro Didático, Ethos discursivo

Resumen

É preciso considerar que as pessoas interagem por meio da lí­ngua(gem), seja para comunicar, defender ideia, compartilhar pensamento, construir conhecimento. No processo de ensino-aprendizagem de lí­ngua portuguesa, o livro didático tem uma função significativa para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno, uma vez que traz diferentes propostas de atividade com a lí­ngua(gem). Analiso, neste artigo, quatro propostas de produção textual da coleção "Português: Linguagens", de William Cereja e Thereza Magalhães, do primeiro ano do ensino médio. Duas da coleção publicada em 1994 e duas na coleção de 2012, para mostrar quais traços estilí­sticos se mantiveram e quais foram alterados ao longo do tempo na coleção e como essas caracterí­sticas (não) interferem no processo de ensino-aprendizagem e, ainda, corroboram para a construção do ethos discursivo, na perspectiva de Maingueneau (2008). Pela análise apresentada, é possí­vel constatar a manutenção do estilo dos autores nos dois volumes, ainda que apresentem algumas diferenças, tendo em vista o contexto de produção e circulação de cada um deles.

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Publicado

2019-08-10

Cómo citar

SILVA, S. L. da . Estilo e livro didático: a constituição do ethos discursivo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 127–144, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/535. Acesso em: 21 nov. 2024.