A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental
Palavras-chave:
Entonação, Livro Didático de Português, Ensino FundamentalResumo
Analisamos como o conceito de entonação valorativa se manifesta em atividades de leitura no Livro Didático de Português na atualidade. Ao darmos ênfase ao papel da entonação enquanto elemento que contribui na construção de sentido do enunciado, aceitamos que esse conhecimento auxilia no desenvolvimento da autonomia do aluno-leitor, pois é pela leitura que se constitui como um respondedor ativo sobre as coisas e os fatos do mundo em que vive. Daí a opção de utilizarmos como locus deste estudo o livro didático de Português, já que este recurso permite a efetivação do caráter dialógico da linguagem, pois a utilização do texto em atividades de ensino passa a ser o principal requisito para que os discursos sejam constituídos pelo sujeito aprendiz. As coleções escolhidas para análise foram adotadas no Município de Arapiraca (AL), no PNLD-LP/2017. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, fundamentada nos estudos do Círculo de Bakhtin, e, como resultados, apontamos que a entonação, enquanto conceito axiológico, está presente no livro didático de forma explícita e implícita, e a compreensão de sua manifestação é condição fulcral para que o aluno realize as tarefas de construção de sentidos no processo de leitura.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. V. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. V. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello, Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. V.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud, Yara Frateschi. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
CEREJA, W. R.; MAGALHíES, T. C. Português: Linguagens, 9º ano. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
DAHLET, V. A entonação no dialogismo Bakhtiniano. In: BRAIT, B. (Org.). Mikhail Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, SP: editora da Unicamp, 2005, p. 249-264.
DUBBOIS, J (org.). Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006 [1973].
FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2011.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Américo, Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2016.
MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTI, R. S. de M. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Revista Alfa, São Paulo, v. 57, n. 2, p. 433-450, 2013. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/download/5133/4669. Acesso em: 20 de mai. 2018.
OLIVEIRA, T. A.; SILVA, E. G. O.; SILVA, C. O.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa – 6º ano. São Paulo: IBEP, 2015, p. 57.
PEREIRA, C. S.; BARROS, F. P.; MARIZ, L. Universos: Língua Portuguesa, 6º ano. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2015.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. Tradução e adaptação de Rodolfo Ilari; revisão técnica de Ingedore V. Koch e Taïs Cristófaro Silva. São Paulo: Contexto, 2011.
VOLOCHíNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1926], p. 71-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.