A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental

Autores

  • Jane Cleide dos Santos Bezerra Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Renilson José Menegassi Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Sérgio Vale da Paixão Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Entonação, Livro Didático de Português, Ensino Fundamental

Resumo

Analisamos como o conceito de entonação valorativa se manifesta em atividades de leitura no Livro Didático de Português na atualidade. Ao darmos ênfase ao papel da entonação enquanto elemento que contribui na construção de sentido do enunciado, aceitamos que esse conhecimento auxilia no desenvolvimento da autonomia do aluno-leitor, pois é pela leitura que se constitui como um respondedor ativo sobre as coisas e os fatos do mundo em que vive. Daí­ a opção de utilizarmos como locus deste estudo o livro didático de Português, já que este recurso permite a efetivação do caráter dialógico da linguagem, pois a utilização do texto em atividades de ensino passa a ser o principal requisito para que os discursos sejam constituí­dos pelo sujeito aprendiz. As coleções escolhidas para análise foram adotadas no Municí­pio de Arapiraca (AL), no PNLD-LP/2017. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, fundamentada nos estudos do Cí­rculo de Bakhtin, e, como resultados, apontamos que a entonação, enquanto conceito axiológico, está presente no livro didático de forma explí­cita e implí­cita, e a compreensão de sua manifestação é condição fulcral para que o aluno realize as tarefas de construção de sentidos no processo de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. V. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. V. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello, Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. V.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud, Yara Frateschi. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CEREJA, W. R.; MAGALHíES, T. C. Português: Linguagens, 9º ano. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

DAHLET, V. A entonação no dialogismo Bakhtiniano. In: BRAIT, B. (Org.). Mikhail Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, SP: editora da Unicamp, 2005, p. 249-264.

DUBBOIS, J (org.). Dicionário de Linguí­stica. São Paulo: Cultrix, 2006 [1973].

FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da lí­ngua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2011.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crí­tica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Américo, Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2016.

MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTI, R. S. de M. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Revista Alfa, São Paulo, v. 57, n. 2, p. 433-450, 2013. Disponí­vel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/download/5133/4669. Acesso em: 20 de mai. 2018.

OLIVEIRA, T. A.; SILVA, E. G. O.; SILVA, C. O.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: Lí­ngua Portuguesa – 6º ano. São Paulo: IBEP, 2015, p. 57.

PEREIRA, C. S.; BARROS, F. P.; MARIZ, L. Universos: Lí­ngua Portuguesa, 6º ano. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2015.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Cí­rculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguí­stica. Tradução e adaptação de Rodolfo Ilari; revisão técnica de Ingedore V. Koch e Taïs Cristófaro Silva. São Paulo: Contexto, 2011.

VOLOCHíNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1926], p. 71-100.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

BEZERRA, J. C. dos S.; MENEGASSI, R. J. .; PAIXÃO, S. V. da . A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 22–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/520. Acesso em: 5 nov. 2024.