A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental

Autores

  • Jane Cleide dos Santos Bezerra Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Renilson José Menegassi Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Sérgio Vale da Paixão Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Entonação, Livro Didático de Português, Ensino Fundamental

Resumo

Analisamos como o conceito de entonação valorativa se manifesta em atividades de leitura no Livro Didático de Português na atualidade. Ao darmos ênfase ao papel da entonação enquanto elemento que contribui na construção de sentido do enunciado, aceitamos que esse conhecimento auxilia no desenvolvimento da autonomia do aluno-leitor, pois é pela leitura que se constitui como um respondedor ativo sobre as coisas e os fatos do mundo em que vive. Daí­ a opção de utilizarmos como locus deste estudo o livro didático de Português, já que este recurso permite a efetivação do caráter dialógico da linguagem, pois a utilização do texto em atividades de ensino passa a ser o principal requisito para que os discursos sejam constituí­dos pelo sujeito aprendiz. As coleções escolhidas para análise foram adotadas no Municí­pio de Arapiraca (AL), no PNLD-LP/2017. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, fundamentada nos estudos do Cí­rculo de Bakhtin, e, como resultados, apontamos que a entonação, enquanto conceito axiológico, está presente no livro didático de forma explí­cita e implí­cita, e a compreensão de sua manifestação é condição fulcral para que o aluno realize as tarefas de construção de sentidos no processo de leitura.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

BEZERRA, J. C. dos S.; MENEGASSI, R. J. .; PAIXÃO, S. V. da . A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 22–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/520. Acesso em: 20 set. 2024.