Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UNICAMP)

Palavras-chave:

Escrita, Gênero, Revisão, Reescritura, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo demonstra como as caracterí­sticas próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do aluno do Ensino Fundamental. Analisaram-se as práticas de produção textual do 4º ano, observando-se as aulas do professor e as produções dos alunos. Constatou-se que não há indí­cios de caracterí­sticas do gênero nos apontamentos da professora, embora haja a entrega de um conto infantil antes do iní­cio da escrita do texto pelos alunos. Diante da narrativa produzida, que pode ser considerada um conto, o professor desenvolveu uma revisão textual-interativa, ou seja, a fim de ampliar o conteúdo dos textos, houve o trabalho com bilhetes para os alunos logo ao final da produção, fazendo com que haja um espaço interativo entre professor e aluno, mas não efetivamente indí­cios de revisão do gênero trabalhado.

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Publicado

2012-06-10

Como Citar

FUZA, Ângela F. .; MENEGASSI, R. J. . Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 41–56, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1139. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores