A escrita processual do gênero textual carta de reclamação no ensino fundamental

Autores

  • Ana Paula Martins Alves Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Mônica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Marí­lio Salgado Nogueira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Palavras-chave:

Sequência didática, Gênero textual, Carta de reclamação

Resumo

Esta pesquisa investigou o processo de apropriação do gênero carta de reclamação, com base em uma Sequência Didática, de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. No ambiente escolar, diversas ocasiões de escrita e de fala são oferecidas aos alunos, sem que estas sejam necessariamente o objeto de um ensino sistemático. No entanto, Schneuwly e Dolz (2004) defendem que os alunos se apropriem de noções, de técnicas e de instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita, em situações diversas de comunicação, é preciso criar contextos de produção precisos e efetuar atividades ou exercí­cios múltiplos e variados relacionados í s caracterí­sticas de cada gênero textual. Pautamo-nos nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004) e Boissinot (1992) para identificarmos os elementos constituintes do gênero carta de reclamação e analisarmos a progressão temática no gênero escolhido. Os dados evidenciaram que as dificuldades relativas ao domí­nio da estrutura composicional do gênero em estudo estão relacionadas à orientação didática dos trabalhos pedagógicos em sala de aula. Constatamos, ainda, que os alunos que apresentaram fuga total ao tema na produção inicial conseguiram desenvolver a temática nas duas últimas produções; a progressão temática, apresentada por meio da reclamação, seguida de reivindicação, também, foi aprimorada pelos redatores e, por fim, verificou-se a adequação das reclamações feitas nas últimas cartas produzidas.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

ALVES, A. P. M. .; SERAFIM, M. de S. .; NOGUEIRA, M. S. . A escrita processual do gênero textual carta de reclamação no ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 191–206, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/626. Acesso em: 5 nov. 2024.