A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual

Autores

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Produção textual, Sequência didática, Artigo de opinião

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas considerações sobre o uso da lista de constatações como instrumento regulador da aprendizagem em aulas de produção textual no ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicamos uma sequência didática em que o produto final era a produção do gênero artigo de opinião para veiculação em periódico da escola ou local. Nosso embasamento teórico é pautado nos postulados do Grupo de Didática das Lí­nguas da Universidade de Genebra. Assim, tomamos como fundamental o papel da intervenção docente no processo de escrita/reescrita de textos, tendo o modelo e as sequências didáticas, aliados à lista de constatações, como ferramentas didático-metodológicas capazes de nortear as ações docentes e discentes na complexa atividade de produzir textos na escola. Alguns resultados demonstraram que essas ferramentas didáticas podem levar os alunos a produzirem textos de forma mais adequada com o gênero proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2007.

DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

DOLZ, J. et al.. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. 2010, p.81-108.

GONÇALVES, A. V. Ferramentas didáticas e ensino: da teoria í prática em sala de aula. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.) Gêneros textuais: da didática das lí­nguas aos objetos de ensino. São Carlos-SP: Claraluz. 2009, p. 225-248.

MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Tradução de Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

ROJO, R.H. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLEIMAN, A (Org.). A formação do professor: perspectivas da linguí­stica aplicada. Campinas: Mercado de Letras. 2001, p. 313-335.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

LIMA, P. da S. . A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 26–40, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores