O ensino explí­cito de operações metatextuais como estratégia didática para o desenvolvimento da escrita de textos de opinião

Autores

  • Thalita Folmann da Silva Escola de Educação e Humanidades da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Magaly Quintana Pouzo Minatel Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (UFPR)
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Habilidades metatextuais, Produção de textos, Sequências didáticas

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar se uma intervenção pedagógica pautada no ensino explí­cito de operações metatextuais (monitoramento da coerência, da coesão e da estrutura textual) seria capaz de ampliar e/ou aperfeiçoar o desempenho de estudantes na produção de textos de opinião. Participaram da pesquisa duas turmas de estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do municí­pio de Curitiba-PR, sendo uma turma de intervenção e outra de controle. A intervenção pedagógica constituiu-se da aplicação de 20 sessões de ensino (sequência didática), em que todos os estudantes foram avaliados no pré-teste e no pós-teste das sessões. Os dados obtidos foram agrupados e analisados qualitativamente. Na comparação entre os grupos, evidenciou-se que os estudantes do grupo experimental obtiveram melhor desempenho na produção de textos de opinião do que os estudantes do grupo de controle. Concluiu-se que o ensino explí­cito de operações metatextuais (a partir de sequências didáticas com ênfase na argumentação e contra argumentação) é uma profí­cua estratégia didática para o desenvolvimento da escrita autônoma e competente de textos de opinião.

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Publicado

2019-04-05

Como Citar

SILVA, T. F. da; MINATEL, M. Q. P. .; GUIMARÃES, S. R. K. . O ensino explí­cito de operações metatextuais como estratégia didática para o desenvolvimento da escrita de textos de opinião. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 124–143, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/557. Acesso em: 22 dez. 2024.