O ensino explícito de operações metatextuais como estratégia didática para o desenvolvimento da escrita de textos de opinião
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v8i1.3499Palavras-chave:
Habilidades metatextuais, Produção de textos, Sequências didáticasResumo
Este estudo teve como objetivo analisar se uma intervenção pedagógica pautada no ensino explícito de operações metatextuais (monitoramento da coerência, da coesão e da estrutura textual) seria capaz de ampliar e/ou aperfeiçoar o desempenho de estudantes na produção de textos de opinião. Participaram da pesquisa duas turmas de estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba-PR, sendo uma turma de intervenção e outra de controle. A intervenção pedagógica constituiu-se da aplicação de 20 sessões de ensino (sequência didática), em que todos os estudantes foram avaliados no pré-teste e no pós-teste das sessões. Os dados obtidos foram agrupados e analisados qualitativamente. Na comparação entre os grupos, evidenciou-se que os estudantes do grupo experimental obtiveram melhor desempenho na produção de textos de opinião do que os estudantes do grupo de controle. Concluiu-se que o ensino explícito de operações metatextuais (a partir de sequências didáticas com ênfase na argumentação e contra argumentação) é uma profícua estratégia didática para o desenvolvimento da escrita autônoma e competente de textos de opinião.
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