Produção de textos argumentativos em livros didáticos de história

Autores

  • Ana Gabriela de Souza Seal Universidade Federal do Semi-írido (UFERSA)
  • Telma Ferraz Leal Universidade Estadual de Pernambuco (UEPE)

Palavras-chave:

Livro didático, Produção de textos argumentativos, Gênero discursivo

Resumo

Analisamos atividades referentes a uma coleção de livros didáticos de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Debruçamo-nos sobre as propostas de atividades de produção de textos escritos presentes com enfoque nas possibilidades de uso de estratégias argumentativas. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa. Produzimos um mapeamento dos comandos das atividades de produção textual presentes nas obras, de forma a identificar a explicitação de gêneros, interlocutores ou finalidades de escrita, sobretudo os espaços para o uso da argumentação. Os resultados mostraram que as propostas de produções de textos escritos indicavam, mais frequentemente, a escrita de redações, listas e descrições. Os gêneros não eram explorados quanto í s finalidades, mas sim quanto í s temáticas a anunciar. Essas temáticas giravam, em geral, em torno do politicamente correto. Além dessas, algumas ocorrências de produção de textos da ordem do argumentar puderam ser encontradas; algumas baseadas em temas polêmicos. A pesquisa aponta para a necessidade de ampliação de oportunidades de produção dos gêneros discursivos da ordem do argumentar que colaborem para o ensino da História.

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

SEAL, A. G. de S.; LEAL, T. F. . Produção de textos argumentativos em livros didáticos de história. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 167–187, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/855. Acesso em: 4 dez. 2024.