v. 13 (2024): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 13 (2024): Publicação contí­nua
Publicado: 2024-02-08

Editorial

Artigo convidado

  • Ensino de argumentação para emancipação e decolonialidade

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02435
    Eduardo Lopes Piris
    e02435

Artigos

  • Clarice Lispector e o filme “O livro dos prazeres”: adaptação e leitura em discurso

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02401
    Fabio Scorsolini-Comin
    e02401
  • Da era da composição à era do design: o ensino de produção de textos

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02402
    Gabriela Martins Mafra
    e02402
  • Cristofobia, ressentimento religioso e discurso político no X

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02403
    Sandson de Souza Costa, Francisco Vieira da Silva
    e02403
  • A jornada da descoberta de si: uma análise dialógica da representação da identidade bissexual na webtoon heartstopper

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02404
    Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Maria da Penha Casado Alves, Matheus Silva de Souza, William Brenno dos Santos Oliveira
    e02404
  • Indulto presidencial: uma análise das operações da ideologia presentes em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02405
    Iza Maria Pereira, Camila Alves Rocha, Ruberval Ferreira
    e02405
  • O discurso humorístico sobre trabalho: algumas reflexões sobre sujeito e poder a partir de postagens no Instagram

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02406
    Cellina Rodrigues Muniz, Márcio Antonio Gatti
    e02406
  • Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02407
    Bruno dos Santos de Castro Brito, Rosane de Mello Santo Nicola
    e02407
  • Os Simpsons vão para o Brasil: uma análise dialógica a partir da expressividade da carnavalização e da refração na linguagem

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02408
    Ewerton Lucas de Mélo Marques, Pedro Farias Francelino
    e02408
  • O discurso contemporâneo de negação da ciência sob a ótica da Linguística Aplicada em periódicos científicos brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02409
    Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Urbano Cavalcante Filho
    e02409
  • Estima social versus sanção social: a admissibilidade de culpa do Presidente Lula na sentença judicial proferida pelo ex-Juiz Sérgio Moro

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02410
    João Paulo Lima Cunha
    e02410
  • A comunicação violenta da violência: uma análise de discurso crítica sobre o caso Lázaro Barbosa

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02411
    Jhussyenna Reis de Oliveira
    e02411
  • Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02412
    Bruno Scienza Schmidt, Anderson Carnin
    e02412
  • Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02413
    Diones Bezerra de Souza, Maria Margarete Fernandes de Sousa
    e02413
  • Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02414
    Vanessa Alves de Araújo , Franklin Oliveira Silva
    e02414
  • Discursos coloniais sobre gênero e sexualidade em enunciados da extrema-direita brasileira

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02415
    Lucas Santos de Assis, Danillo da Conceição Pereira Silva
    e02415
  • Corpos políticos na entrega da faixa presidencial: uma análise discursiva

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02416
    Mariana Jantsch de Souza
    e02416
  • Discursos sobre escrita na charge digital

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02417
    Pamela Tais Clein Capelin, Cristiane Carneiro Capristano
    e02417
  • “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”: um olhar dialógico para webnotícias sobre violência contra a mulher

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02418
    Maria Lígia Freire Guilherme, Rodrigo Acosta Pereira
    e02418
  • Escrita, movimentos enunciativos e afasia: marcas de um recomeço

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02419
    Maria Eduarda Prauchner da Costa, Celia Helena de Pelegrini Della Méa
    e02419
  • O orientador como mediador de letramento legitimado na elaboração do projeto de pesquisa de um mestrando

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02420
    Antonio Artur Silva Cantuário , Francisco Alves Filho
    e02420
  • O uso dos termos gênero textual e gênero discursivo em livros didáticos: uma análise de obras do Ensino Médio do PNLD 2021

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02421
    Claudiuscia Mendes do Carmo, Francisco Alisson Fernandes, Lucineide Matos Lopes, Rosângela Alves dos Santos Bernardino
    e02421
  • Exposição de dados íntimos para a humilhação: uma abordagem dialógico-discursiva para um comentário do subfórum /55chan/, do EndChan

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02422
    Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
    e02422
  • Metáforas conceptuais sobre o amor romântico em Romeu e Julieta, de William Shakespeare

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02423
    Bruno dos Santos Konkewicz, Carlos Alexandre Baumgarten
    e02423
  • Produção textual escrita em contexto acadêmico: as sequências textuais como fundamento teórico e metodológico para as práticas de letramento

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02424
    Daniela Zimmermann Machado
    e02424
  • Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02425
    Larissa de Andrade Godoy, Francieli Matzenbacher Pinton
    e02425
  • Os articuladores dialógico-discursivos: uma apresentação

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02426
    Luiz Mendes
    e02426
  • Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02427
    Lílian Sena, Naziozênio Antonio Lacerda
    e02427
  • Poder, fé e política: vontades de verdade em discurso no acontecimento da manifestação Pró-Bolsonaro

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02428
    Willian Andrade Silva, Patrícia Diógenes de Melo, Maria Eliza Freitas do Nascimento
    e02428
  • Consolação e alteridade: uma leitura bakhtiniana de A nossa necessidade de consolação... (1952), de Stig Dagerman

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02429
    Eduardo da Silva Moll, Glória di Fanti, Pedro Theobald
    e02429
  • O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02430
    Assidia Maria Soares Alves Parnaiba, Rosa Leite da Costa
    e02430
  • Apropriação do signo Deus em discursos de posse presidenciais

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02431
    Elias Coelho da Silva, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento
    e02431
  • Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02432
    Medianeira Souza, Aldeir Gomes da Silva, Estela Carielli de Castro, Mar Silva
    e02432
  • O olhar docente para as disciplinas eletivas no Ensino Médio em tempo integral: uma análise do discurso avaliativo à luz do subsistema de atitude

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02433
    Aline Lucas, Ana Célia Clementino Moura
    e02433
  • Experiências narradas por professores aprendizes do Curso de Letras-Inglês em um cenário simulado de avaliação com exames de proficiência

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02434
    Rodrigo Nascimento de Queiroz
    e02434

Nominata de pareceristas