Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02414

Palavras-chave:

Intergenericidade., Propósito Comunicativo., Anúncios Publicitários.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar de que modo a intergenericidade contribui para os propósitos comunicativos em anúncios publicitários. Apoiamo-nos nos estudos de Bakhtin (1997), Miller (1994) e Bazerman (2021 [2006]), sobre a visão de gênero e seus estudos acerca da linguagem; Sant’Anna (1989) e suas explicações sobre anúncios publicitários; Askehave e Swales (2009 [2001]), com as definições de propósito comunicativo; Marcuschi (2008), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), com os conceitos e componentes da intergenericidade, dentre outros. Para isso, elencamos como etapas: identificar quais gêneros textuais foram utilizados para a construção da intergenericidade presente no corpus; descrever como este fenômeno contribui para o atendimento dos propósitos comunicativos do gênero analisado. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e cunho documental para a investigação de quatro (4) anúncios publicitários da empresa O Boticário, contendo traços intergenéricos. Evidenciou-se que a intergenericidade auxilia na formação de sentidos nos anúncios, potencializando as informações apresentadas e contribuindo para o alcance do propósito comunicativo da marca. Nos anúncios analisados, observamos a manutenção da função do gênero A (anúncio) imbricada à forma dos demais gêneros (B, C...), o que nos evidencia a dominância do gênero anúncio quanto aos propósitos comunicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Alves de Araújo , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestra em Linguagem e Cultura pela Universidade Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto. Professora da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO).

Franklin Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto. Líder do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO) e membro do Grupo Protexto (UFC).

Referências

ASKEHAVE, I.; SWALES, J. M. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências Textuais. Recife: Edupe. 2009 [2001]. p. 221-247.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1997.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. Organizção de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. Tradução e adaptação de Judith Chambliss Hoffnagel. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2021 [2006].

CHAVES, A. S. Gêneros do discurso e memória: o dialogismo intergenérico no discurso publicitário. 2010. Tese (doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05082010- 135657/publico/2010_AlineSaddiChaves.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

FIX, U. O cânone e a dissolução do cânone. A intertextualidade tipológica – um recurso estilístico “pós-moderno”? Revista de Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p. 96-108. jan./jun., 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.14.1.261-281. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin. Acesso em: 06 jun. 2022.

SIQUEIRA, B. B. P.; ZEITUNE, V. M. P. Uma análise sobre a intergenericidade em anúncios publicitários. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-UNIFEV, n. 1, v. 6, 2023, Votuporanga. Anais do UNIC - Congresso de Professores e Congresso de Pós-Graduação, Votuporanga: Revista Unifev - Ciência & Tecnologia, 2023, p. 111-111.

KOCH, I. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.

MILLER, C. R. Genre as Social Action. Quaterly Journal of Speach,1984.

LIMA-NETO, V.; ARAÚJO, J. C. Por uma rediscussão do conceito de intergenericidade. Linguagem em (Dis) curso, v. 12, n. 1, p. 273-297, 2012. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/870. Acesso em: 10 de abril de 2022.

PINTO, V. M. R.; RIBEIRO, T. L. A tendência de subverter um gênero em outro: “o boom criativo’’ na publicidade. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓ LETRAS, v. 3, 2011, Jacarezinho. Anais do VIII Seminário De Iniciação Científica SóLetras. Jacarezinho: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2011, p. 135-144. Disponível em: https://docplayer.com.br/5565250-A-tendencia-de-subverter-um-genero-em-outro-o-boom-criativo-na-publicidade.html. Acesso em: 10 nov. 2023.

RESENDE, J. A. S.; JÚNIOR, J. M. S.; OLIVEIRA, M. H. Da intergenericidade e os gêneros textuais: uma análise de imagens que circulam na internet. Porto das Letras, v. 7, n. 1, p. 164-182, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10391/18345. Acesso em: 25 jun. 2024.

SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1989.

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

ARAÚJO , V. A. de; SILVA, F. O. Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02414, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02414. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6077. Acesso em: 21 nov. 2024.