Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02414Palabras clave:
Intergenericidade., Propósito Comunicativo., Anúncios Publicitários.Resumen
Este trabalho objetiva analisar de que modo a intergenericidade contribui para os propósitos comunicativos em anúncios publicitários. Apoiamo-nos nos estudos de Bakhtin (1997), Miller (1994) e Bazerman (2021 [2006]), sobre a visão de gênero e seus estudos acerca da linguagem; Sant’Anna (1989) e suas explicações sobre anúncios publicitários; Askehave e Swales (2009 [2001]), com as definições de propósito comunicativo; Marcuschi (2008), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), com os conceitos e componentes da intergenericidade, dentre outros. Para isso, elencamos como etapas: identificar quais gêneros textuais foram utilizados para a construção da intergenericidade presente no corpus; descrever como este fenômeno contribui para o atendimento dos propósitos comunicativos do gênero analisado. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e cunho documental para a investigação de quatro (4) anúncios publicitários da empresa O Boticário, contendo traços intergenéricos. Evidenciou-se que a intergenericidade auxilia na formação de sentidos nos anúncios, potencializando as informações apresentadas e contribuindo para o alcance do propósito comunicativo da marca. Nos anúncios analisados, observamos a manutenção da função do gênero A (anúncio) imbricada à forma dos demais gêneros (B, C...), o que nos evidencia a dominância do gênero anúncio quanto aos propósitos comunicativos.
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