Produção textual escrita de graduandos surdos a partir de gêneros discursivos e de proposta de ensino bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v7i3.3335Palavras-chave:
Educação de surdos, Língua portuguesa escrita, Bilinguismo, Libras/LPResumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre ensino de Língua Portuguesa escrita para graduandos surdos, realizado no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Como fundamentação teórica, apoiamo-nos em orientações apresentadas em documentos legais que resguardam a educação de surdos (BRASIL, 2002; 2005), em pesquisadores que se dedicam ao ensino de Língua Portuguesa para surdos em uma perspectiva bilíngue (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2002, 2006; PEREIRA, 2014) e na concepção de ensino de línguas para fins específicos (LEFFA, 1998, 2007; RAMOS, 2004). Trata-se de um estudo bibliográfico, cujos procedimentos seguem os pressupostos de uma pesquisa de campo (GIL, 2008). Os resultados mostram que o professor de surdos deve estar preparado para atender í s demandas desses aprendizes, utilizando estratégias e recursos visuais condizentes com suas necessidades. Como produto da pesquisa, foram produzidos anúncios publicitários, cuja elaboração seguiu três fases de ensino: Apresentação, Detalhamento e Aplicação (RAMOS, 2004) e os resultados comprovam a necessidade de produção de materiais didáticos autênticos para se trabalhar com alunos surdos, que usam a LP como segunda língua.
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