O ensino do texto para aprendizes surdos à luz de Vygotsky

Autores

  • Rivaldete Maria Oliveira da Silva Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
  • Maria Fátima Almeida Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Palavras-chave:

Aluno surdo, Produção textual, Interação verbal

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os pressupostos do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1991) para a produção textual de alunos surdos do ensino médio, em Lí­ngua Portuguesa, enfatizando o conceito de linguagem como instância de sentido e de mediação nas relações culturais e humanas. Nesse sentido, são considerados os questionamentos de Fantinel et  al. (1999) e de Fernandes (2006) sobre determinados fatores interacionistas, que  favorecem a elaboração do texto, bem como as observações de Brochado (2003) sobre a importância das interações sociais para que o sujeito se estabeleça na linguagem pelas diferentes realidades a que está submetido. Assim, faz-se uma abordagem qualitativa de fonte documental, transcrita de uma redação do Processo Seletivo Seriado-PSS do Curso  de LETRAS na Lí­ngua Brasileira de Sinais-LIBRAS da Universidade Federal da Paraí­ba, seleção 2010, mostrando a competência do autor em sua prática textual. Esta contribuição pontua procedimentos interativos que auxiliam o desenvolvimento da escrita do surdo por meio das vivências pessoais, das relações históricas, da lí­ngua de sinais, das associações linguí­sticas e das amplas possibilidades de leitura,  motivadas pelo professor em sala, na sua tarefa de formar alunos capazes de construir textos e perceber a importância da escrita.

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Referências

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

SILVA, R. M. O. da .; ALMEIDA, M. F. . O ensino do texto para aprendizes surdos à luz de Vygotsky. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 186–206, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1249. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores