O ensino do texto para aprendizes surdos à luz de Vygotsky
Palavras-chave:
Aluno surdo, Produção textual, Interação verbalResumo
Este artigo tem por objetivo discutir os pressupostos do interacionismo sócio-histórico de Vygotsky (1991) para a produção textual de alunos surdos do ensino médio, em Língua Portuguesa, enfatizando o conceito de linguagem como instância de sentido e de mediação nas relações culturais e humanas. Nesse sentido, são considerados os questionamentos de Fantinel et al. (1999) e de Fernandes (2006) sobre determinados fatores interacionistas, que favorecem a elaboração do texto, bem como as observações de Brochado (2003) sobre a importância das interações sociais para que o sujeito se estabeleça na linguagem pelas diferentes realidades a que está submetido. Assim, faz-se uma abordagem qualitativa de fonte documental, transcrita de uma redação do Processo Seletivo Seriado-PSS do Curso de LETRAS na Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS da Universidade Federal da Paraíba, seleção 2010, mostrando a competência do autor em sua prática textual. Esta contribuição pontua procedimentos interativos que auxiliam o desenvolvimento da escrita do surdo por meio das vivências pessoais, das relações históricas, da língua de sinais, das associações linguísticas e das amplas possibilidades de leitura, motivadas pelo professor em sala, na sua tarefa de formar alunos capazes de construir textos e perceber a importância da escrita.
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