A produção textual como uma atividade discursiva e dialógica da criança: implicações da teoria histórico-cultural

Autores

  • Anderson Borges Corrêa Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SMEU)
  • Ana Maria Esteves Bortolanza

Palavras-chave:

Produção textual, Anos iniciais do ensino fundamental, Dialogismo, Teoria histórico-cultural

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de Mestrado, em que a linguagem escrita é compreendida como um instrumento cultural complexo, capaz de possibilitar a interação verbal pela via do discurso. Tendo em vista que a capacidade de escrever textos tem papel determinante no desenvolvimento dos indiví­duos e da sociedade, nos propomos a eleger a produção textual e sua aprendizagem pela criança como um processo de apropriação de uma atividade discursiva de caráter dialógico, buscando apontar implicações pedagógicas para pensar a organização adequada do processo de instrução da escrita de textos nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na formação autora e leitora da criança. Situado na perspectiva histórico-cultural, partimos das concepções de Vigotski, Bakhtin e outros autores que dialogam conceitualmente sobre a linguagem, a enunciação e a prática de produção de textos, com foco na escrita como um instrumento de interação verbal. Os resultados apontam que as crianças aprendem a escrever textos como uma forma de dar significado ao mundo e, para isso, se envolvem em um processo dialógico de construção do discurso. Concluí­mos que um processo de instrução da escrita de textos, quando organizado de forma adequada para favorecer o desenvolvimento discursivo em contextos dialógicos, pode levar à aprendizagem e impulsionar o desenvolvimento, com foco na formação de crianças leitoras e autoras de textos.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

CORRÊA, A. B. .; BORTOLANZA, A. M. E. . A produção textual como uma atividade discursiva e dialógica da criança: implicações da teoria histórico-cultural. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 50–66, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/743. Acesso em: 5 nov. 2024.