Ensino de língua portuguesa: marcas da oralidade em produções escritas de alunos da 6ª classe do ensino primário do Sumbe-Angola

Autores

  • Boano Paulino Escola Primária do Sumbe, Angola
  • Maria Aparecida da Silva Miranda Rede Estadual de Ensino da Educação Básica (SEEC/RN)
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02226

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Produções escritas, Oralidade

Resumo

Neste texto, realizamos uma discussão que surgiu com o questionamento: “Como os alunos transpõem para os textos escritos aspectos da oralidade e da variedade linguística?” Pautado no fenômeno linguístico em questão, pretendemos mostrar a ocorrência de alguns “erros” ortográficos e descrever a presença de línguas angolanas presentes na escrita de alunos da 6ª classe em uma escola primária do Sumbe-Angola. A hipótese é que as dificuldades de escrita dos alunos estão relacionadas, em alguns momentos, à presença das múltiplas línguas angolanas e, em outros momentos, à percepção de escrita convencional, na transposição da oralidade para a escrita. O corpus foi constituído por 19 textos produzidos por alunos da 6ª Classe, em situação real de ensino de sala de aula, sob a mediação do professor. Utilizamos como referência estudos desenvolvidos por Franchi (2008), Marcuschi e Dionísio (2007), Marcuschi (2007), Cagliari (1995, 2000, 2002), Leite (2005), Cunha e Miranda (2009), cujas teorias permitiram uma reflexão sobre a língua materna e a importância da ortografia na aquisição da escrita. Os resultados apontam indícios da presença de línguas angolanas nos textos produzidos pelos alunos (LA), com maior predominância para a Língua Umbundo.

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Biografia do Autor

Boano Paulino, Escola Primária do Sumbe, Angola

Docente da Escola Primária do Sumbe, Angola. Mestre em Linguística pelo Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED – Sumbe, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Aparecida da Silva Miranda, Rede Estadual de Ensino da Educação Básica (SEEC/RN)

Docente da Rede Estadual de Ensino da Educação Básica (SEEC/RN). Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

PAULINO, B.; MIRANDA, M. A. da S.; CAMPOS, S. F. Ensino de língua portuguesa: marcas da oralidade em produções escritas de alunos da 6ª classe do ensino primário do Sumbe-Angola: . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02226, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02226. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4387. Acesso em: 4 dez. 2024.