Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308

Palavras-chave:

Ensino do léxico, Leitura, Dialogismo

Resumo

É inegável que o ensino do léxico não tem lugar de destaque nas aulas de língua portuguesa (ANTUNES, 2012). E, normalmente, as noções de vocabulário ficam limitadas a rápidas exposições sobre sinônimos e antônimos ou mesmo à lista de significados. Neste estudo, ao partir do gênero discursivo crônica, buscamos compreender como a prática de análise linguística, com ênfase no estudo do léxico e sua função coesiva, pode ser desenvolvida, em situações de ensino de língua. Para tanto, recorremos à concepção dialógica defendida pelo Círculo de Bakhtin e aos debates dessa teoria no Brasil, com Geraldi (2010), Perfeito (2005), Rojo (2005), Menegassi e Polato (2017) e outros estudiosos que concebem o léxico como parte do processo de interação social (ANTUNES, 2010; 2012; SEIDE, 2010; ILARI, 2019). Em síntese, acreditamos que as sugestões trazidas por este artigo poderão auxiliar o professor de língua portuguesa no trabalho com o vocabulário, sobretudo, no sentido de reconhecer as marcas axiológicas subjacentes a determinadas escolhas vocabulares, a favorecer a interpretação valorativa do enunciado, desenvolver as habilidades leitoras e escritoras, à luz do Dialogismo, além de sinalizar o debate sobre as dimensões linguístico-discursivas e enunciativas do gênero em tela.

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Biografia do Autor

André Felipe Pereira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). 

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP. É professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no curso de Letras do campus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. 

Weigma Michely Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Língua portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Tocantins (UNITINS). 

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

SOUZA, A. F. P. de; FUZA, Ângela F.; CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. M. Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02308, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02308. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4942. Acesso em: 7 jul. 2024.