Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308

Mots-clés :

Ensino do léxico, Leitura, Dialogismo

Résumé

É inegável que o ensino do léxico não tem lugar de destaque nas aulas de língua portuguesa (ANTUNES, 2012). E, normalmente, as noções de vocabulário ficam limitadas a rápidas exposições sobre sinônimos e antônimos ou mesmo à lista de significados. Neste estudo, ao partir do gênero discursivo crônica, buscamos compreender como a prática de análise linguística, com ênfase no estudo do léxico e sua função coesiva, pode ser desenvolvida, em situações de ensino de língua. Para tanto, recorremos à concepção dialógica defendida pelo Círculo de Bakhtin e aos debates dessa teoria no Brasil, com Geraldi (2010), Perfeito (2005), Rojo (2005), Menegassi e Polato (2017) e outros estudiosos que concebem o léxico como parte do processo de interação social (ANTUNES, 2010; 2012; SEIDE, 2010; ILARI, 2019). Em síntese, acreditamos que as sugestões trazidas por este artigo poderão auxiliar o professor de língua portuguesa no trabalho com o vocabulário, sobretudo, no sentido de reconhecer as marcas axiológicas subjacentes a determinadas escolhas vocabulares, a favorecer a interpretação valorativa do enunciado, desenvolver as habilidades leitoras e escritoras, à luz do Dialogismo, além de sinalizar o debate sobre as dimensões linguístico-discursivas e enunciativas do gênero em tela.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

André Felipe Pereira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). 

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP. É professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no curso de Letras do campus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. 

Weigma Michely Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Língua portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Tocantins (UNITINS). 

Références

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, I. Território das palavras. São Paulo: Parábola, 2012.

BAKHTIN, M. M. Formas de tempo e de cronotopo no romance (Ensaios de poética histórica). In: BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini etal. São Paulo: Ed da Unesp, 2002 [1975]. p. 211-362.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. M. Questões de Estilística no Ensino de Língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013..

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTILHO, A. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

CURADO, O. H. F. Linguagem dialógica: práticas de leitura e produção de texto. In: OSORIO, E. M. R. (org.). Mikhail Bakhtin: cultura e vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p. 141-151.

EVANGELISTA, F. Crônicas amarelas. Disponível em: https://www.instagram.com/cronicasamarelas/ Acesso em: 03 jun. 2022.

FARACO, C. A.; MOURA, F. M. de. Gramática. 9. ed. São Paulo: Ática, 1996.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 5-45, 1987.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil. Diálogo das Letras, v. 1, p. 41-56, 2012.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes: 1991.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

ILARI, R. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2019.

MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 109-226.

MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (org.). Leitura: compreensão e interpretação de textos em Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2010. p. 35-59.

MORAIS, A. G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO A. C. P. (org.). Produção de textos na escola: reflexões e prática no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.135-150.

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (org.). Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-75.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, J. R. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, n. 1, p. 123-143, 2017.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 184- 207.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SEIDE, M. S. Uso de hiperônimo como elemento coesivo em textos jornalísticos. In: BARROS, L. A.; ISQUERDO, A. N. (org.). O léxico em foco: múltiplos olhares. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 349-365.

SOUZA, A. F. P. de; RODRIGUES, Á. B. Uma análise semântico-argumentativa de textos de alunos do 8º ano: o trabalho com o gênero carta do leitor em sala de aula. Diálogo das Letras, v. 10, n. 1, p. 1-19, 2021.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução, organização, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

VOLÓCHINOV, V. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013[1926]. p. 71-100.

VOLÓCHINOV, V. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930]. p. 213-250.

VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Téléchargements

Publiée

2023-06-21

Comment citer

SOUZA, A. F. P. de; FUZA, Ângela F.; CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. M. Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02308, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02308. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4942. Acesso em: 21 nov. 2024.