Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02308

Palavras-chave:

Ensino do léxico, Leitura, Dialogismo

Resumo

É inegável que o ensino do léxico não tem lugar de destaque nas aulas de língua portuguesa (ANTUNES, 2012). E, normalmente, as noções de vocabulário ficam limitadas a rápidas exposições sobre sinônimos e antônimos ou mesmo à lista de significados. Neste estudo, ao partir do gênero discursivo crônica, buscamos compreender como a prática de análise linguística, com ênfase no estudo do léxico e sua função coesiva, pode ser desenvolvida, em situações de ensino de língua. Para tanto, recorremos à concepção dialógica defendida pelo Círculo de Bakhtin e aos debates dessa teoria no Brasil, com Geraldi (2010), Perfeito (2005), Rojo (2005), Menegassi e Polato (2017) e outros estudiosos que concebem o léxico como parte do processo de interação social (ANTUNES, 2010; 2012; SEIDE, 2010; ILARI, 2019). Em síntese, acreditamos que as sugestões trazidas por este artigo poderão auxiliar o professor de língua portuguesa no trabalho com o vocabulário, sobretudo, no sentido de reconhecer as marcas axiológicas subjacentes a determinadas escolhas vocabulares, a favorecer a interpretação valorativa do enunciado, desenvolver as habilidades leitoras e escritoras, à luz do Dialogismo, além de sinalizar o debate sobre as dimensões linguístico-discursivas e enunciativas do gênero em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Pereira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). 

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP. É professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no curso de Letras do campus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. 

Weigma Michely Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Língua portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Tocantins (UNITINS). 

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, I. Território das palavras. São Paulo: Parábola, 2012.

BAKHTIN, M. M. Formas de tempo e de cronotopo no romance (Ensaios de poética histórica). In: BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini etal. São Paulo: Ed da Unesp, 2002 [1975]. p. 211-362.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. M. Questões de Estilística no Ensino de Língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013..

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTILHO, A. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

CURADO, O. H. F. Linguagem dialógica: práticas de leitura e produção de texto. In: OSORIO, E. M. R. (org.). Mikhail Bakhtin: cultura e vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p. 141-151.

EVANGELISTA, F. Crônicas amarelas. Disponível em: https://www.instagram.com/cronicasamarelas/ Acesso em: 03 jun. 2022.

FARACO, C. A.; MOURA, F. M. de. Gramática. 9. ed. São Paulo: Ática, 1996.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 5-45, 1987.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil. Diálogo das Letras, v. 1, p. 41-56, 2012.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes: 1991.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

ILARI, R. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2019.

MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 109-226.

MENEGASSI, R. J. O leitor e o processo de leitura. In: GRECO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (org.). Leitura: compreensão e interpretação de textos em Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2010. p. 35-59.

MORAIS, A. G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO A. C. P. (org.). Produção de textos na escola: reflexões e prática no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.135-150.

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (org.). Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-75.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, J. R. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, n. 1, p. 123-143, 2017.

ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 184- 207.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SEIDE, M. S. Uso de hiperônimo como elemento coesivo em textos jornalísticos. In: BARROS, L. A.; ISQUERDO, A. N. (org.). O léxico em foco: múltiplos olhares. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 349-365.

SOUZA, A. F. P. de; RODRIGUES, Á. B. Uma análise semântico-argumentativa de textos de alunos do 8º ano: o trabalho com o gênero carta do leitor em sala de aula. Diálogo das Letras, v. 10, n. 1, p. 1-19, 2021.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução, organização, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

VOLÓCHINOV, V. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013[1926]. p. 71-100.

VOLÓCHINOV, V. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930]. p. 213-250.

VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

SOUZA, A. F. P. de; FUZA, Ângela F.; CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. M. Dialogismo, léxico e ensino: uma proposta teórico-metodológica para o trabalho com o vocabulário e sua função coesiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02308, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02308. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4942. Acesso em: 21 nov. 2024.