Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional

Autores

  • Ângela Francine Fuza
  • Renilson José Menegassi

Palavras-chave:

Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura

Resumo

Neste estudo, a ordenação e a sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo Panfleto Institucional, como proposta de aplicação no 6.º ano do Ensino Fundamental, são discutidas, destacando-se a forma como auxiliam o aluno-leitor na sua produção de sentidos. Para isso, o trabalho centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguí­stica Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008; 2011; 2016), que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, têm-se a ordenação e a sequenciação de perguntas para o gênero eleito, permitindo ao aluno: (1) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (2) estabelecer o elo entre linguagem verbal e não verbal; (3) posicionar-se diante da temática do texto; (4) produzir um texto como réplica/contrapalavra; (5) realizar inferências e produzir sentidos.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

FUZA, Ângela F. .; MENEGASSI, R. J. . Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 259–286, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/953. Acesso em: 5 nov. 2024.