Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional

Autores

  • Ângela Francine Fuza
  • Renilson José Menegassi

Palavras-chave:

Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura

Resumo

Neste estudo, a ordenação e a sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo Panfleto Institucional, como proposta de aplicação no 6.º ano do Ensino Fundamental, são discutidas, destacando-se a forma como auxiliam o aluno-leitor na sua produção de sentidos. Para isso, o trabalho centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguí­stica Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008; 2011; 2016), que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, têm-se a ordenação e a sequenciação de perguntas para o gênero eleito, permitindo ao aluno: (1) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (2) estabelecer o elo entre linguagem verbal e não verbal; (3) posicionar-se diante da temática do texto; (4) produzir um texto como réplica/contrapalavra; (5) realizar inferências e produzir sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, A. G. K.; COSTA-HÜBES, T. C. O gênero panfleto no ensino de lí­ngua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. In: SEMINíRIO NACIONAL EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2, 2010, Cascavel. Anais... Cascavel: Edunioeste, 2010, p. 1-13.

ANGELO, C. M. P. Mediações colaborativas e pedagógicas na sala de apoio í aprendizagem de lí­ngua portuguesa. 2015. 391f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

______. O leitor e o mundo: leituras de alunos de séries finais de ciclo. 2005. 160f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2005.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A produção escrita e o trabalho docente na sala de apoio. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 3, p. 475-506, 2016.

______. Perguntas de leitura na prática docente em sala de apoio. RBLA, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 661-688, 2014.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BRASIL, INEP. Brasil no Pisa 2015-Sumário Executivo. Brasí­lia: INEP, 2016. Disponí­vel em:<http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2016/pisa_brasil_2015_sumario_executivo.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2017.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Lí­ngua Portuguesa: 5ª. a 8ª. Série. Brasí­lia: SEF, 1998.

COLOMER, T.; CAMPS, A. A avaliação da leitura. In:________. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 171- 190.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

DELL"™ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHíES, I. (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasí­lia: UNB, 1996, p. 69-75.

FUZA, A. F. O conceito de leitura da Prova Brasil. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1992.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Resultados do Pisa 2016.

Disponí­vel em: < http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-resultados>. Acesso em: 8 dez. 2016.

LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura: Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A., E. (Orgs.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra Luzzano, 1996.

MARCUSCHI, A. L. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p. 46-59.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista UNIMAR, Maringá, v.17, n.1, p. 85-94, 1995.

MENEGASSI, R. J.; ANGELO, C. M. P. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (org). Leitura e ensino. Maringá: Eduem, 2010, p. 15-40.

MENEGASSI, R. J. Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor: reconstruindo conceitos no professor. In: ZOZZOLI. R. M. D. (Org.). Leitura. Revista do programa de pós-graduação em Letras e Linguistica – UFAL – Maceió, nº42 – julho/dezembro 2008, p. 35-65. (subtí­tulo: Ensino de Lí­ngua Portuguesa).

______. Avaliação de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. Maringá: Eduem, 2010a, p. 99-120.

______. Perguntas de Leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. Maringá-PR: Eduem, 2010b, p. 167-189.

______. Estratégias de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. Maringá-PR: Eduem, 2010c, p. 41-63.

______. Produção, ordenação e sequenciação de perguntas na avaliação de leitura. In: CENTURION, R.; CRUZ, M.; BATISTA, I. M. (Orgs.). Linguagem e(m) interação - lí­nguas, literaturas e educação. Cáceres-MT: Ed. Unemat, 2011, p. 17-35.

______. Ordenação e sequenciação de perguntas na aula de leitura. In: YAEGASHI, S. F. R. et al. (Orgs.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não-escolares. Curitiba: CRV, 2016, p. 41-60.

RODRIGUES, A. O processo de leitura e escrita mediado por perguntas de leitura. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUíSTICOS E LITERíRIOS, 4, 2016, Maringá. Anais... Maringá: 2016, p. 17-29.

______. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013.

f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

SANTOS, C. dos; KADER, C. C. C. Os modelos de leitura bottom-up, top-down e aproximação interativa. Revista de Ciências Humanas, v. 10, n. 15, p. 1-18, 2009.

SOLÉ. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

FUZA, Ângela F. .; MENEGASSI, R. J. . Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 259–286, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/953. Acesso em: 21 nov. 2024.