Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional
Palavras-chave:
Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leituraResumo
Neste estudo, a ordenação e a sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo Panfleto Institucional, como proposta de aplicação no 6.º ano do Ensino Fundamental, são discutidas, destacando-se a forma como auxiliam o aluno-leitor na sua produção de sentidos. Para isso, o trabalho centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008; 2011; 2016), que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, têm-se a ordenação e a sequenciação de perguntas para o gênero eleito, permitindo ao aluno: (1) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (2) estabelecer o elo entre linguagem verbal e não verbal; (3) posicionar-se diante da temática do texto; (4) produzir um texto como réplica/contrapalavra; (5) realizar inferências e produzir sentidos.
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