Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02330

Palavras-chave:

Leitura. Formação do leitor. Compromisso com a leitura.

Resumo

Percebe-se, por um lado, que a leitura é elemento indispensável ao desenvolvimento humano em seus aspectos cognitivo, intelectual, pessoal e sociopolítico e, por outro, uma expectativa de que ela seja fonte de ludicidade e satisfação. Tal diversidade de propósitos impacta a promoção de práticas de leitura dentro e fora do ambiente escolar. Diante disso, as noções de prazer, direito e dever são tensionadas através do cotejamento entre as contribuições de autores como Candido (2012), Castrillón (2011), Pennac (1997), Barthes (1988, 2015), Freire (2011) e Soares (2005). A reflexão sobre a imprescindibilidade da leitura à luz dessa reflexão leva à proposta de um questionamento ao dogma do prazer em favor de uma política de compromisso no âmbito da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Lentz da Silveira Monteiro , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Bruna Fontes Ferraz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

AGUSTINI, C.; LEITE, J. D.; COSTA, T. M. A leitura na sala de aula: entre a unidade e a dispersão dos sentidos. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-20, e02021, 2020.

BARTHES, R. Da leitura. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988a. p. 43-52.

BARTHES, R. Lição. Tradução de Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, 1988b.

BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

CALVINO, I. O miolo do leão. In: CALVINO, I. Assunto encerrado – Discursos sobre literatura e sociedade. Tradução de Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 9-26.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: LIMA, A. (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 12-35.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

CHARTIER, R. Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020.

COSSON, R; PAULINO, G. A literatura no território dos direitos humanos. In: LIMA, A. (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 87-108.

FEBVRE, L; MARTIN, J. H. O aparecimento do livro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

FINNEGAN, R. O significado da literatura em culturais orais. In: QUEIROZ, S. (org.) A tradição oral. Viva Voz. FALE/UFMG: 2006. p. 66-104.

FISCHER, S. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. São Paulo: Cortez, 2017. [ebook]

LACERDA, D. O crescimento do mercado editorial impulsionado pela literatura de folhetim no século XIX. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS e IX ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA, 7. 2019, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto: USP/ABPHE, 2019. p. 1-30.

LAJOLO, M. Leitura e literatura: direito, prazer ou dever? In: LIMA, A. de (org.). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 109-118.

PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1989.

SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2005.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

FAILLA, Z. Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

MONTEIRO , G. L. da S.; FERRAZ, B. F. Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02330, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02330. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5150. Acesso em: 21 nov. 2024.