Para além da tensão entre o dever e o prazer de ler: por uma proposta de compromisso com a leitura
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02330Palavras-chave:
Leitura. Formação do leitor. Compromisso com a leitura.Resumo
Percebe-se, por um lado, que a leitura é elemento indispensável ao desenvolvimento humano em seus aspectos cognitivo, intelectual, pessoal e sociopolítico e, por outro, uma expectativa de que ela seja fonte de ludicidade e satisfação. Tal diversidade de propósitos impacta a promoção de práticas de leitura dentro e fora do ambiente escolar. Diante disso, as noções de prazer, direito e dever são tensionadas através do cotejamento entre as contribuições de autores como Candido (2012), Castrillón (2011), Pennac (1997), Barthes (1988, 2015), Freire (2011) e Soares (2005). A reflexão sobre a imprescindibilidade da leitura à luz dessa reflexão leva à proposta de um questionamento ao dogma do prazer em favor de uma política de compromisso no âmbito da leitura.
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