Algumas considerações sobre memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo na formação inicial do professor de língua portuguesa
Palavras-chave:
Escrita, Leitura, Memorial, Ethos discursivoResumo
Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é a análise de memorial de leitura/formação, produzidos por alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras, durante as aulas de Leitura e Produção Textual, em uma universidade pública em São Paulo, considerando os elementos linguísticos que remetam à constituição do ethos discursivo. Numa abordagem qualitativa, trazemos, neste artigo, a análise de três memoriais (escolhidos aleatoriamente), valendo-nos dos estudos de Koch & Elias (2007, 2008), e em Marcuschi (2001) em relação à leitura e à escrita, em Schneuwly & Dolz (2004) e Maingueneau (2002) quanto aos gêneros discursivos, Charaudeau e Maingueneau (2004), Amossy (2004) e Maingueneau (2008) no que se refere ao ethos discursivo. Observou-se que os alunos apresentaram um olhar crítico não só para o processo de leitura, como também a própria produção textual, evidenciando a necessidade de estratégias de ensino de leitura e escrita na escola básica, que os leve ao desenvolvimento da competência comunicativa.Downloads
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