Algumas considerações sobre memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo na formação inicial do professor de lí­ngua portuguesa

Autores/as

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo (NIFESP)

Palabras clave:

Escrita, Leitura, Memorial, Ethos discursivo

Resumen

Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é a análise de memorial de leitura/formação, produzidos por alunos do primeiro perí­odo do curso de Licenciatura em Letras, durante as aulas de Leitura e Produção Textual, em uma universidade pública em São Paulo, considerando os elementos linguí­sticos que remetam à constituição do ethos discursivo. Numa abordagem qualitativa, trazemos, neste artigo, a análise de três memoriais (escolhidos aleatoriamente), valendo-nos dos estudos de Koch & Elias (2007, 2008), e em Marcuschi (2001) em relação à leitura e à escrita, em Schneuwly & Dolz (2004) e Maingueneau (2002) quanto aos gêneros discursivos, Charaudeau e Maingueneau (2004), Amossy (2004) e Maingueneau (2008) no que se refere ao ethos discursivo. Observou-se que os alunos apresentaram um olhar crí­tico não só para o processo de leitura, como também a própria produção textual, evidenciando a necessidade de estratégias de ensino de leitura e escrita na escola básica, que os leve ao desenvolvimento da competência comunicativa.

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Publicado

2014-12-05

Cómo citar

SILVA, S. L. . Algumas considerações sobre memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo na formação inicial do professor de lí­ngua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 05–22, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1359. Acesso em: 23 nov. 2024.