La voz del lector: una propuesta de lectura y escritura en clases de español como lengua extranjera

Autores

  • Anderson Hernandez Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Maria Socorro Almeida Farias-Marques Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Lí­ngua Espanhola

Resumo

A proposta deste trabalho busca contemplar duas habilidades primordiais no ensino de lí­nguas para serem aplicadas em aulas de lí­ngua espanhola: a leitura e a escrita. Sendo assim, temos o objetivo de trabalhar a leitura e a escrita a partir do gênero discursivo conhecido como carta do leitor. O texto selecionado foi retirado da seção ECOS La Voz del Lector, edição do dia 30 de julho de 2011 do jornal El Paí­s - Uruguay. O nosso estudo tem como base as discussões desenvolvidas acerca dos estudos sobre gênero discursivos (BAKHTIN, 1997), as orientações dos documentos oficiais para o ensino de LE no Ensino Fundamental e Médio (OCEM, 2006) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998, 2000) e os estudos de Llopis Garcí­a (2007, 2008 e 2011) sobre leitura e escrita nas aulas de lí­ngua espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martino Fontes, 1997.

______, (VOLOSHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, 1997.126p.

______, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino: lí­ngua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.121 p.

LLOPIS GARCíA, R. Escribir sin pensar, ni pensarlo! Organizar la expresión escrita. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2007.

______. La comprensión lectora, esa gran incomprendida!. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2008.

______. Desarrollo de la comprensión y expresión escrita. Diploma de formación y actualización de profesores de español como lengua extranjera. 2 ed. Universitat de València, 2011.

MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Lí­nguas Estrangeiras; Conhecimentos de Espanhol. Brasí­lia: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do cí­rculo de Bakhtin. São Paulo: Mercado das Letras, 2009.

CRUZ , W. S. Una mamá desconsolada. El Paí­s, Uruguay, 30 jul. 2011. Sección Ecos. EL PAíS. Ecos: inseguridad pública. Una mamá desconsolada. Disponible en: <http://www.elpais.com.uy/11/07/30/ecos.asp>. Acceso 30 de julio de 2011.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

HERNANDEZ, A. .; FARIAS-MARQUES, M. S. A. . La voz del lector: una propuesta de lectura y escritura en clases de español como lengua extranjera. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 307–316, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1264. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação