La voz del lector: una propuesta de lectura y escritura en clases de español como lengua extranjera
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Língua EspanholaResumo
A proposta deste trabalho busca contemplar duas habilidades primordiais no ensino de línguas para serem aplicadas em aulas de língua espanhola: a leitura e a escrita. Sendo assim, temos o objetivo de trabalhar a leitura e a escrita a partir do gênero discursivo conhecido como carta do leitor. O texto selecionado foi retirado da seção ECOS La Voz del Lector, edição do dia 30 de julho de 2011 do jornal El País - Uruguay. O nosso estudo tem como base as discussões desenvolvidas acerca dos estudos sobre gênero discursivos (BAKHTIN, 1997), as orientações dos documentos oficiais para o ensino de LE no Ensino Fundamental e Médio (OCEM, 2006) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998, 2000) e os estudos de Llopis García (2007, 2008 e 2011) sobre leitura e escrita nas aulas de língua espanhola.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martino Fontes, 1997.
______, (VOLOSHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.126p.
______, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.121 p.
LLOPIS GARCíA, R. Escribir sin pensar, ni pensarlo! Organizar la expresión escrita. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2007.
______. La comprensión lectora, esa gran incomprendida!. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2008.
______. Desarrollo de la comprensión y expresión escrita. Diploma de formación y actualización de profesores de español como lengua extranjera. 2 ed. Universitat de València, 2011.
MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras; Conhecimentos de Espanhol. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
CRUZ , W. S. Una mamá desconsolada. El País, Uruguay, 30 jul. 2011. Sección Ecos. EL PAíS. Ecos: inseguridad pública. Una mamá desconsolada. Disponible en: <http://www.elpais.com.uy/11/07/30/ecos.asp>. Acceso 30 de julio de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.