La voz del lector: una propuesta de lectura y escritura en clases de español como lengua extranjera
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952012v1n201Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Língua EspanholaResumo
A proposta deste trabalho busca contemplar duas habilidades primordiais no ensino de línguas para serem aplicadas em aulas de língua espanhola: a leitura e a escrita. Sendo assim, temos o objetivo de trabalhar a leitura e a escrita a partir do gênero discursivo conhecido como carta do leitor. O texto selecionado foi retirado da seção ECOS La Voz del Lector, edição do dia 30 de julho de 2011 do jornal El País - Uruguay. O nosso estudo tem como base as discussões desenvolvidas acerca dos estudos sobre gênero discursivos (BAKHTIN, 1997), as orientações dos documentos oficiais para o ensino de LE no Ensino Fundamental e Médio (OCEM, 2006) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998, 2000) e os estudos de Llopis García (2007, 2008 e 2011) sobre leitura e escrita nas aulas de língua espanhola.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martino Fontes, 1997.
______, (VOLOSHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.126p.
______, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.121 p.
LLOPIS GARCíA, R. Escribir sin pensar, ni pensarlo! Organizar la expresión escrita. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2007.
______. La comprensión lectora, esa gran incomprendida!. In: Fernández Colomer, M.J. y Albelda Marco, M.A. (org), Actas del Foro de profesores de E/ELE,3, Universitat de València, 2008.
______. Desarrollo de la comprensión y expresión escrita. Diploma de formación y actualización de profesores de español como lengua extranjera. 2 ed. Universitat de València, 2011.
MEC/SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras; Conhecimentos de Espanhol. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
CRUZ , W. S. Una mamá desconsolada. El País, Uruguay, 30 jul. 2011. Sección Ecos. EL PAíS. Ecos: inseguridad pública. Una mamá desconsolada. Disponible en: <http://www.elpais.com.uy/11/07/30/ecos.asp>. Acceso 30 de julio de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Diálogo das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.