Os elementos subjetivos da linguagem no desenvolvimento da competência leitora da lí­ngua espanhola

Autores

  • Ofliza Vieira da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Thiago Augusto dos Santos de Jesus Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Competência leitora, Subjetividade, Texto

Resumo

Este trabalho aborda os elementos subjetivos no desenvolvimento da competência leitora dos alunos de lí­ngua espanhola no Ensino Médio. Os objetivos especí­ficos desse artigo são: analisar como os elementos subjetivos da linguagem favorecem a competência leitora, reconhecer a relevância dos elementos subjetivos no processo de interpretação dos enunciados, relacionar os elementos subjetivos da linguagem com a atividade de leitura e propor atividades de leitura envolvendo os elementos subjetivos da linguagem. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos estudos discursivos de Kerbrat-Orecchioni(1997), Jorge Lozano(1982), Cristina Peña-Marí­n (1982), Gonzalo Abril (1982) e outros autores da Linguí­stica da Enunciação. Com relação aos estudos textuais, percebemos que a abordagem dos elementos subjetivos da linguagem ampliou a análise dos processos interativos entre emissor e receptor, assim como a identificação dos efeitos produzidos pelas mensagens enunciadas. Assim, podemos concluir que essa perspectiva de ensino rompe com a forma tradicional de interpretar e de compreender os fenômenos discursivos ainda vigentes no ensino das lí­nguas estrangeiras no Ensino Médio.

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

SILVA, O. V. da .; THIAGO AUGUSTO DOS SANTOS DE JESUS. Os elementos subjetivos da linguagem no desenvolvimento da competência leitora da lí­ngua espanhola. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–26, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1339. Acesso em: 19 set. 2024.