Os elementos subjetivos da linguagem no desenvolvimento da competência leitora da língua espanhola
Mots-clés :
Competência leitora, Subjetividade, TextoRésumé
Este trabalho aborda os elementos subjetivos no desenvolvimento da competência leitora dos alunos de língua espanhola no Ensino Médio. Os objetivos específicos desse artigo são: analisar como os elementos subjetivos da linguagem favorecem a competência leitora, reconhecer a relevância dos elementos subjetivos no processo de interpretação dos enunciados, relacionar os elementos subjetivos da linguagem com a atividade de leitura e propor atividades de leitura envolvendo os elementos subjetivos da linguagem. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos estudos discursivos de Kerbrat-Orecchioni(1997), Jorge Lozano(1982), Cristina Peña-Marín (1982), Gonzalo Abril (1982) e outros autores da Linguística da Enunciação. Com relação aos estudos textuais, percebemos que a abordagem dos elementos subjetivos da linguagem ampliou a análise dos processos interativos entre emissor e receptor, assim como a identificação dos efeitos produzidos pelas mensagens enunciadas. Assim, podemos concluir que essa perspectiva de ensino rompe com a forma tradicional de interpretar e de compreender os fenômenos discursivos ainda vigentes no ensino das línguas estrangeiras no Ensino Médio.Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. O signo ideológico e a filosofia da linguagem. Buenos Aires: Nueva Visión, 1976.
_____________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1977.
BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística general I. Madrid: Siglo XXI, 1997.
BLANCAFORT, H. C; TUSÓN VALLS, A. Las cosas del decir: Manual de análisis del discurso. Barcelona: Ariel Lingüística, 1999.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. La Enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Edicial, 1997.
LOZANO, J; PEÑA-MARíN, C; ABRIL, G. Análisis del discurso: hacia una semiótica de la interacción textual. Madrid: Cátedra, 1982.
URREITIEZTA VALLES, M. T. La subjetividad como fenómeno sociohistórico. Rev. Vzlana de Soc. y Ant. , Mérida, Vol. 19, n. 55, pp. 417 – 439, 2009. Disponível em http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S079830692009000200011&lng=pt&nrm=is. Acesso em: 12 mar 2014.
WEIRINCH, H. Estructura y función de los tiempos en el lenguaje. Madrid: Gredos, 1964.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.