A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de lí­ngua inglesa

Autores

  • Edmar Peixoto de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Edna M. Vasconcelos M. Araújo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Verbete, Texto e imagem, Multimodalidade

Resumo

Muito se vem discutindo sobre a relação entre texto e imagem em textos multimodais. Nesta pesquisa, investigamos como se dá essa relação em dicionários. Para tanto, selecionamos o dicionário Oxford Wordpower: dictionary for learners of English para analisarmos os verbetes, no sentido de verificar se a relação entre a imagem e o texto é de complementaridade ou se é de dependência. O trabalho está fundamentado nos estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martinec e Salway (2005) sobre imagem e texto verbal, e nos de Pontes (2003, 2009) sobre dicionários. Notamos que as imagens no dicionário analisado exercem duas funções: a de modificante, em relação ao verbete, e a de modificado, em relação à definição. Percebemos também que há status de complementaridade e, em relação à lógico-semântica, deparamo-nos com ampliação, explicação e extensão entre imagem-texto.

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DICIONíRIO

Oxford Wordpower: dictionary for learners of English. Oxford university Press, 2000.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

LIMA, E. P. de .; ARAÚJO, E. M. V. M. .; PONTES, A. L. . A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de lí­ngua inglesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 51–67, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1482. Acesso em: 22 dez. 2024.