A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de lí­ngua inglesa

Autores

  • Edmar Peixoto de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Edna M. Vasconcelos M. Araújo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Verbete, Texto e imagem, Multimodalidade

Resumo

Muito se vem discutindo sobre a relação entre texto e imagem em textos multimodais. Nesta pesquisa, investigamos como se dá essa relação em dicionários. Para tanto, selecionamos o dicionário Oxford Wordpower: dictionary for learners of English para analisarmos os verbetes, no sentido de verificar se a relação entre a imagem e o texto é de complementaridade ou se é de dependência. O trabalho está fundamentado nos estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martinec e Salway (2005) sobre imagem e texto verbal, e nos de Pontes (2003, 2009) sobre dicionários. Notamos que as imagens no dicionário analisado exercem duas funções: a de modificante, em relação ao verbete, e a de modificado, em relação à definição. Percebemos também que há status de complementaridade e, em relação à lógico-semântica, deparamo-nos com ampliação, explicação e extensão entre imagem-texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, D. B. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In PEREIRA, C. R.; ROCA, P. (Orgs.). Linguí­stica Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2013, p. 173-202.

AMORA, S. Minidicionário de Lí­ngua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1999.

AQUINO, L. D.; SOUZA, M. A multimodalidade no gênero blog. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editora da UFPB, 2008, p. 33-43.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, R. Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, [1964] 1986.

DAPENA, J. A. P. Manual de técnica lexicográfica. Madri: Ibéria Grafic, S.A, 2000.

DESCARDECI. M. A. A. S. Ler o mundo: um olhar através da semiótica social. EDT – Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, n. 2, p. 19-26, jun/2002.

DIONíSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M., GAYDECZA, B., BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2011, p. 135-151.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de Guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editorada UFPB, 2008, p. 11-31.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed., London: Arnold, 1994.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2ª ed., London e New York: Routledge, 2006.

KRIEGER, M. G. A obra e o fazer dicionarí­stico. Caderno de Letras, Porto Alegre, n. 10, p. 9- 16, 1993.

MARTINEC, R. & SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. Visual Communication, 2005.

PONTES, A. L. Dicionário e Leitura. Fase 2. Fortaleza: FDR, 2003.

SOBRINHO, J. C. Uso do dicionário: configurando estratégias de aprendizagem do vocabulário. In: LEFFA, V. J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: ALAB, 2000, p. 76-97.

TAGNIN, S. O. O Humor como quebra da convencionalidade. Revista Brasileira de linguí­stica Aplicada, São Paulo, v, 5, n. 1, p. 247-257, 2005.

TAGNIN, S. O. Expressões idiomáticas e convencionais. São Paulo: ítica, 1989.

VIEIRA, J. A. [et al.] Reflexões sobre a Lí­ngua Portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

WELKER, H. A. Dicionários - uma pequena introdução í lexicografia. Brasí­lia: Thesaurus, 2004.

XATARA, C. M. O resgate das expressões idiomáticas. Alfa: Revista de Linguí­stica, v. 39, p. 195-210, 1995.

DICIONíRIO

Oxford Wordpower: dictionary for learners of English. Oxford university Press, 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

LIMA, E. P. de .; ARAÚJO, E. M. V. M. .; PONTES, A. L. . A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de lí­ngua inglesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 51–67, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1482. Acesso em: 21 nov. 2024.