Leitura e multimodalidade: trabalhando a construção de sentidos no gênero charge

Autores

  • Maria Helena de Oliveira Universidade Federal do Piauí­ (UFP)
  • Marcos Helam Alves da Silva Universidade Federal do Piauí­ (UFP)
  • Francisco Romário Paz Carvalho Universidade Estadual do Piauí­ (UESP)

Palavras-chave:

Construção de sentidos, Leitura, Texto

Resumo

O presente artigo objetiva: demonstrar que no desenrolar da leitura, a produção de sentidos perpassa elementos verbais e não-verbais presentes na superfí­cie textual; discutir sobre as concepções de texto e de leitura; apresentar os tipos de conhecimentos que devem ser ativados para a compreensão de um texto. Seguem-se os pressupostos teóricos de Bentes (2005), Cavalcante (2013), Koch (2002; 2010), Dioní­sio (2005), dentre outros. Constata-se que para a construção de sentidos do texto frente aos aspectos/fatores multimodais emerge a postura de articular/ juntar os elementos da linguagem verbal e não-verbal, isto é, do plano verbal e visual. Concluí­mos que o leitor do texto chárgico deve ser bem informado para que compreenda e capte seu teor crí­tico, visto que a charge traz muitas informações. Além do humor, a charge traz uma opinião e deixa clara para os seus leitores qual sua mensagem, que é criticar uma situação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2006.

______. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez, 2007.

BENTES, A. C. Linguí­stica Textual. In: MUSSALIN, F; BENTES, A. C. (orgs.) Introdução í linguí­stica: domí­nios e fronteiras. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, F. R. P; SILVA, M. H. A. Linguí­stica textual e o ensino de lí­nguas: algumas considerações. Revista Querubim, v. 1, nº. 22, p. 81-88, 2014. Disponí­vel em: <http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zquerubim_22_v_1.pdf>. Acesso em: 15 jun.1014.

CARVALHO, F. R. P. Leitura, texto e produção de sentidos: em cena o verbal e o visual. Revista Temática, v. 10, nº. 06, p. 145-161, 2014. Disponí­vel em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/19517/10786>. Acesso em: 15 jun.1014.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

CAVALCANTI, M. C. C. Multimodalidade e Argumentação na Charge. Recife: O Autor, 2008.

DIONISIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

______. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

GARCEZ, L. H. C. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FíVERO, L. L; KOCH, I. G. V. Linguí­stica textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FONTANA, N. M.; ROSSETTI, M. Relendo a relação entre conhecimento enciclopédico e leitura. Linguagem & Ensino v.10. n.1. p. 187-210, jan./jun. 2007.

KOCH, I. G. V. ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3.ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Contexto, 2002.

KLEIMAN, A. Texto & Leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1999.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 1996, 2006.

LUNA, T. S. A pluralidade de vozes em aulas e artigos cientí­ficos. Revista Ao Pé da Letra (UFPE), v. 4, 2002.

SANTOS, L. W; RICHE, R. C; TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

SILVINO, F. F. Letramento Visual. In: Anais dos Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC – I STIS, 2012.

SPERANDIO, N. E. Multimodalidade e processamento metafórico em um texto digital: abordando o sentido a partir da interação entre o verbal e o imagético. Revista digital Hipertextus v. 01. Recife, 2012.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

OLIVEIRA, M. H. de .; SILVA, M. H. A. da .; CARVALHO, F. R. P. . Leitura e multimodalidade: trabalhando a construção de sentidos no gênero charge. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 75–90, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1297. Acesso em: 4 dez. 2024.