Leitura e multimodalidade: trabalhando a construção de sentidos no gênero charge
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v4i1.1363Palavras-chave:
Construção de sentidos, Leitura, TextoResumo
O presente artigo objetiva: demonstrar que no desenrolar da leitura, a produção de sentidos perpassa elementos verbais e não-verbais presentes na superfície textual; discutir sobre as concepções de texto e de leitura; apresentar os tipos de conhecimentos que devem ser ativados para a compreensão de um texto. Seguem-se os pressupostos teóricos de Bentes (2005), Cavalcante (2013), Koch (2002; 2010), Dionísio (2005), dentre outros. Constata-se que para a construção de sentidos do texto frente aos aspectos/fatores multimodais emerge a postura de articular/ juntar os elementos da linguagem verbal e não-verbal, isto é, do plano verbal e visual. Concluímos que o leitor do texto chárgico deve ser bem informado para que compreenda e capte seu teor crítico, visto que a charge traz muitas informações. Além do humor, a charge traz uma opinião e deixa clara para os seus leitores qual sua mensagem, que é criticar uma situação social.
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