Leitura e multimodalidade: trabalhando a construção de sentidos no gênero charge

Autores

  • Maria Helena de Oliveira Universidade Federal do Piauí­ (UFP)
  • Marcos Helam Alves da Silva Universidade Federal do Piauí­ (UFP)
  • Francisco Romário Paz Carvalho Universidade Estadual do Piauí­ (UESP)

Palavras-chave:

Construção de sentidos, Leitura, Texto

Resumo

O presente artigo objetiva: demonstrar que no desenrolar da leitura, a produção de sentidos perpassa elementos verbais e não-verbais presentes na superfí­cie textual; discutir sobre as concepções de texto e de leitura; apresentar os tipos de conhecimentos que devem ser ativados para a compreensão de um texto. Seguem-se os pressupostos teóricos de Bentes (2005), Cavalcante (2013), Koch (2002; 2010), Dioní­sio (2005), dentre outros. Constata-se que para a construção de sentidos do texto frente aos aspectos/fatores multimodais emerge a postura de articular/ juntar os elementos da linguagem verbal e não-verbal, isto é, do plano verbal e visual. Concluí­mos que o leitor do texto chárgico deve ser bem informado para que compreenda e capte seu teor crí­tico, visto que a charge traz muitas informações. Além do humor, a charge traz uma opinião e deixa clara para os seus leitores qual sua mensagem, que é criticar uma situação social.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

OLIVEIRA, M. H. de .; SILVA, M. H. A. da .; CARVALHO, F. R. P. . Leitura e multimodalidade: trabalhando a construção de sentidos no gênero charge. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 75–90, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1297. Acesso em: 18 set. 2024.