A relação texto-imagem em verbetes de um dicionário de língua inglesa
Keywords:
Lexicografia pedagógica, Verbete, Texto e imagem, MultimodalidadeAbstract
Muito se vem discutindo sobre a relação entre texto e imagem em textos multimodais. Nesta pesquisa, investigamos como se dá essa relação em dicionários. Para tanto, selecionamos o dicionário Oxford Wordpower: dictionary for learners of English para analisarmos os verbetes, no sentido de verificar se a relação entre a imagem e o texto é de complementaridade ou se é de dependência. O trabalho está fundamentado nos estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martinec e Salway (2005) sobre imagem e texto verbal, e nos de Pontes (2003, 2009) sobre dicionários. Notamos que as imagens no dicionário analisado exercem duas funções: a de modificante, em relação ao verbete, e a de modificado, em relação à definição. Percebemos também que há status de complementaridade e, em relação à lógico-semântica, deparamo-nos com ampliação, explicação e extensão entre imagem-texto.
Downloads
References
ALMEIDA, D. B. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In PEREIRA, C. R.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2013, p. 173-202.
AMORA, S. Minidicionário de Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1999.
AQUINO, L. D.; SOUZA, M. A multimodalidade no gênero blog. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editora da UFPB, 2008, p. 33-43.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, R. Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, [1964] 1986.
DAPENA, J. A. P. Manual de técnica lexicográfica. Madri: Ibéria Grafic, S.A, 2000.
DESCARDECI. M. A. A. S. Ler o mundo: um olhar através da semiótica social. EDT – Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, n. 2, p. 19-26, jun/2002.
DIONíSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M., GAYDECZA, B., BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola editorial, 2011, p. 135-151.
FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de Guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editorada UFPB, 2008, p. 11-31.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed., London: Arnold, 1994.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2ª ed., London e New York: Routledge, 2006.
KRIEGER, M. G. A obra e o fazer dicionarístico. Caderno de Letras, Porto Alegre, n. 10, p. 9- 16, 1993.
MARTINEC, R. & SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. Visual Communication, 2005.
PONTES, A. L. Dicionário e Leitura. Fase 2. Fortaleza: FDR, 2003.
SOBRINHO, J. C. Uso do dicionário: configurando estratégias de aprendizagem do vocabulário. In: LEFFA, V. J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: ALAB, 2000, p. 76-97.
TAGNIN, S. O. O Humor como quebra da convencionalidade. Revista Brasileira de linguística Aplicada, São Paulo, v, 5, n. 1, p. 247-257, 2005.
TAGNIN, S. O. Expressões idiomáticas e convencionais. São Paulo: ítica, 1989.
VIEIRA, J. A. [et al.] Reflexões sobre a Língua Portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
WELKER, H. A. Dicionários - uma pequena introdução í lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
XATARA, C. M. O resgate das expressões idiomáticas. Alfa: Revista de Linguística, v. 39, p. 195-210, 1995.
DICIONíRIO
Oxford Wordpower: dictionary for learners of English. Oxford university Press, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.