Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função

Autores

  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Josefa Francisca Henrique de Jesus Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Gêneros do Discurso, Metadiscurso, Escrita Acadêmica

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o uso e a função dos recursos metadiscursivos no discurso acadêmico de graduandos  em Letras, em artigos cientí­ficos publicados em anais de congresso. A pesquisa tem base teórica em Swales (1990), no que se refere à natureza da escrita em gêneros do discurso acadêmico e em Hyland (1998; 2005), no tocante í s estratégias comunicativas para preenchimento retórico dos dizeres de cada seção e/ou movimento. O corpus constitui-se de 20 artigos acadêmicos, produzidos para eventos cientí­ficos nas áreas de Linguí­stica e Literatura. Os resultados apontam que as marcas metadiscursivas utilizadas pelos escritores criam uma imagem credí­vel de si, organizam o conteúdo proposicional conforme o gênero,  guiam o leitor e buscam sua adesão.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

PONTES, A. L. .; JESUS, J. F. H. de . Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 303–322, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1050. Acesso em: 5 nov. 2024.