Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função
Mots-clés :
Gêneros do Discurso, Metadiscurso, Escrita AcadêmicaRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar o uso e a função dos recursos metadiscursivos no discurso acadêmico de graduandos em Letras, em artigos científicos publicados em anais de congresso. A pesquisa tem base teórica em Swales (1990), no que se refere à natureza da escrita em gêneros do discurso acadêmico e em Hyland (1998; 2005), no tocante í s estratégias comunicativas para preenchimento retórico dos dizeres de cada seção e/ou movimento. O corpus constitui-se de 20 artigos acadêmicos, produzidos para eventos científicos nas áreas de Linguística e Literatura. Os resultados apontam que as marcas metadiscursivas utilizadas pelos escritores criam uma imagem credível de si, organizam o conteúdo proposicional conforme o gênero, guiam o leitor e buscam sua adesão.Téléchargements
Références
BIASI-RODRIGUES, B. O papel do propósito comunicativo na análise de gêneros: diferentes versões.In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4, 2007, Tubarão. Anaisdo4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Tubarão: UNISUL, 2007,p. 729-742.
HYLAND, K. Persuasion and context: the pragmatics of academic metadiscourse. Journal of Pragmatics, v. 30 (4), p. 437-455, 1998a. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216698000095>. Acesso em: 12 out.2016.
HYLAND, K.Exploring corporate rhetoric: metadiscourse in the CEO"™s letter. Journal of Business Communication, v. 35 (2), p. 224-245, 1998b. Disponível em: <http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2012/08/Exploring-corporate-rhetoric_ metadiscourse-in-the-CEOs-letter.pdf>. Acesso em:28 mar.2017.
HYLAND, K. Boosting, hedging and the negotiation of academic knowledge. Text,v. 18 (3), p. 349-382, 1998c.<http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2012/08/Boosting-hedging-and-the-negotiation-of-academic-knowledge.pdf>. Acesso em:12 out. 2016.
HYLAND, K. Hedges, Boosters and lexical invisibility: noticing modifiers in academic texts. Language Awareness, v. 9 (4), p. 179-197, 2000.Disponível em:<http://www2.caes.hku.hk/kenhyland/files/2010/12/percep.LA_.pdf>. Acesso em:31 mar. 2017.
HYLAND, K. A convincing argument: corpus analysis and academic persuasion. In:CONNOR, U.; UPTON, T. (Eds.). Discourse in the professions:perspectives from Corpus Linguistics.Amsterdam: Benjamins, 2005a, p. 87-114.HYLAND, K. Stance and engagement: a model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, 7 (2), p. 173-192, 2005b. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461445605050365>. Acesso em:18set. 2016.
HYLAND, K. Metadiscourse: exploring interaction in writing. London: Continuun, 2005c.JESUS, J. F. H. Texto, ensino e formação docente. In:COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO(CONLID), 2, 2012, Mossoró. Anais. Mossoró: EDUERN, 2012, p. 471-479.
MARCUZZO, P. Um estudo de relatos de pesquisa em análise de gênero.2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras).Universidade Federalde Santa Maria, Santa Maria, 2006.
MOTTA-ROTH, D. Escrevendo no contexto: contribuições da LSF para o ensino de redação acadêmica. In: 33RDINTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2006, p. 828-860. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/40acd_mottaroth_828a860.pdf>.Acesso em: 26mai. 2017.
______. Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência. Projeto de Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq (nº. 301962/2007-3), 2007.
___. Artigo acadêmico. In: MOTTA-ROTH, D. (Org.). Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2009, p.67-76.
______. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas: Kaygangue, 2011, p. 153-173.
______; HENDGES, G. R. (Orgs.) Produção textual na universidade. São Paulo: ParábolaEditorial, 2010.
SWALES, J. Research into the structure of introductions to journal articles and its application to the teaching of academic writing. In: WILLIAMS, R.; SWALES, J; KIRKMAN, J.(Eds.). Common ground:shared interests in ESP and communication studies. Oxford: Pergamon, 1984. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/hipersaberes/volumeI/textos/t9.pdf>. Acesso em: 14mar. 2016.______.Genre analysis:english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
______. Research genres:explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.