O letramento digital no curso de Letras da UERN

Autores

  • Luan Talles de Araújo Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Demóstenes Dantas Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Professor de Lí­ngua Portuguesa, Letramento digital, Curso de Letras da UERN

Resumo

Neste artigo, investigamos a importância dada ao tema do letramento digital durante a formação inicial do professor de Lí­ngua Portuguesa na UERN. Para tanto, analisamos os PGCC (Programa Geral de Componente Curricular) da disciplina "Didática da Lí­ngua Portuguesa", do Curso de Letras da referida universidade. Desse modo, discutimos os conceitos de hipertexto e de gêneros digitais, os quais são tratados não só como formas de comunicação da atual sociedade tecnológica, mas também enquanto instrumentos pedagógicos que potencializam o trabalho com o letramento digital dos sujeitos. Este artigo, de cunho descritivo, comparativo e interpretativo, fundamenta-se em Bakhtin (1997), Elias e Koch (2010), Marcuschi (1999, 2005, 2010), Xavier (2005, 2010), entre outros. Os resultados revelam que a discussão acerca do letramento digital junto aos professores em formação inicial não é proposta, explicitamente, na maioria dos documentos analisados. Porquanto, faz-se necessário que a academia problematize cada vez mais a formação profissional de seus graduandos e não negligencie o trabalho e a discussão acerca das práticas sociocomunicativas da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHKTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 277-326.
COSTA, S. R. Oralidade, escrita e novos gêneros (hiper)textuais na Internet. In: ______; FREITAS, M. T. de A. (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 19-27;
______. Leitura e escrita de hipertextos: implicações didático-pedagógicas e curriculares. In: ______; FREITAS, M. T. de A. (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 37-43.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução: Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.
CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
ELIAS, V. M.; KOCH, I. V. Gêneros textuais. In: Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 101-122.
MARCUSCHI, L. A. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto. In: Lí­ngua e instrumentos linguí­sticos. Campinas, SP: Pontes, 1999, p. 21-45.
______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.
______. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-80.
SOUSA, A. P. (Coord.). Projeto de cooperação acadêmica: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Lí­ngua Portuguesa. São Luí­s: UFMA/USP/UERN, 2008. (Projeto financiado pela CAPES).
XAVIER, A. C. Letramento Digital e Ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
______. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 207-220.

Downloads

Publicado

2015-12-05

Como Citar

BRITO, L. T. de A. .; VIEIRA, D. D. .; PONTES, A. L. . O letramento digital no curso de Letras da UERN. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 93–105, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1350. Acesso em: 5 nov. 2024.