O letramento digital no curso de Letras da UERN

Autores

  • Luan Talles de Araújo Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Demóstenes Dantas Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Professor de Lí­ngua Portuguesa, Letramento digital, Curso de Letras da UERN

Resumo

Neste artigo, investigamos a importância dada ao tema do letramento digital durante a formação inicial do professor de Lí­ngua Portuguesa na UERN. Para tanto, analisamos os PGCC (Programa Geral de Componente Curricular) da disciplina "Didática da Lí­ngua Portuguesa", do Curso de Letras da referida universidade. Desse modo, discutimos os conceitos de hipertexto e de gêneros digitais, os quais são tratados não só como formas de comunicação da atual sociedade tecnológica, mas também enquanto instrumentos pedagógicos que potencializam o trabalho com o letramento digital dos sujeitos. Este artigo, de cunho descritivo, comparativo e interpretativo, fundamenta-se em Bakhtin (1997), Elias e Koch (2010), Marcuschi (1999, 2005, 2010), Xavier (2005, 2010), entre outros. Os resultados revelam que a discussão acerca do letramento digital junto aos professores em formação inicial não é proposta, explicitamente, na maioria dos documentos analisados. Porquanto, faz-se necessário que a academia problematize cada vez mais a formação profissional de seus graduandos e não negligencie o trabalho e a discussão acerca das práticas sociocomunicativas da atualidade.

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Referências

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Publicado

2015-12-05

Como Citar

BRITO, L. T. de A. .; VIEIRA, D. D. .; PONTES, A. L. . O letramento digital no curso de Letras da UERN. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 93–105, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1350. Acesso em: 19 set. 2024.