Gêneros do discurso e ensino: análise de um livro didático de português
Palavras-chave:
Gêneros do discurso, Ensino, Livro didático de portuguêsResumo
Nossa prática de ensino na educação básica tem revelado a centralidade ocupada, ao menos em tese, pelo ensino de língua por meio da noção de gêneros do discurso. Os livros didáticos de português (LDP) que nos chegam í s mãos são sempre apresentados como elaborados com base nessa noção. Diante desse material, supostamente organizado para o trabalho com os gêneros, perguntamo-nos até que ponto as atividades práticas propostas materializam o discurso dos autores dos LDP no manual do professor. O presente trabalho objetiva analisar propostas de produção de texto em um LDP, as quais, segundo os autores do material, são elaboradas com base na noção de gêneros do discurso formulada por Bakhtin (2011). Nossa investigação tem como base conceitual formulações teóricas cunhadas no interior dos estudos do discurso e do texto e se apropria de contribuições de estudiosos cujo objeto envolve a interface entre gêneros do discurso e ensino de línguas, entre os quais podemos citar Marcuschi (2002, 2008), Motta-Roth (2011), Paula (2011), Rojo (2005, 2008) e Schneuwly e Dolz (2004). Para o estudo, selecionamos um LDP destinado ao 9º ano do ensino fundamental, analisando atividades propostas para a produção de texto com base nos construtos teóricos mencionados. Como principais conclusões, podemos citar o fato de as atividades dos LDP centrarem-se nos aspectos composicionais do gênero e a redução dessa noção a uma perspectiva instrumental.
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