As influências do gerencialismo na educação pública de Goiás: uma análise a partir de conceitos de Bakhtin

Autores

  • Fábio Stoffels Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02216

Palavras-chave:

Bakhtin., Educação em Goiás., Trabalho do professor., Gerencialismo., Nova Gestão Pública.

Resumo

Nesta pesquisa, investiga-se, a partir da análise de um pronunciamento da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) aos gestores escolares, da lei estadual 21.184/21 e do ofício 244/2021, em que medida o discurso gerencial neoliberal, próprio do universo das empresas, está presente na política educacional desse estado. Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza estratégias de análise documental e de análise da linguagem. Para a análise da linguagem desta investigação, foram utilizados conceitos de Bakhtin (2011), que entende a linguagem como dialogia e os discursos como cruzamentos de ideologias. A intenção dessas análises é investigar e discutir como os conceitos de educação e de trabalho do professor da secretaria e do governo do estado estão ancorados em uma concepção de gestão empresarial da educação. Nesse modelo de administração, a ênfase do processo educativo são os resultados quantitativos em testes pelos quais os profissionais da educação são responsabilizados. A partir da compreensão dessas concepções, será possível também inferir qual é a finalidade da educação presente nesses discursos. Percebeu-se, no pronunciamento da SEDUC GO e na análise dos documentos acima citados, um cruzamento de discursos em que se sobressai o discurso empresarial e materializa-se uma ideologia neoliberal. Verificou-se também, tanto no pronunciamento como nos documentos analisados, a materialização de um discurso empresarial com enfoque nas avaliações, nos resultados e na performance dos servidores.

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Biografia do Autor

Fábio Stoffels, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás-UnU Inhumas (UEG).

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás-UnU Inhumas (UEG). 

Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás-UnU Inhumas (UEG). 

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

STOFFELS, F.; CARVALHAES, W. L.; NOLETO, S. de O. B. As influências do gerencialismo na educação pública de Goiás: uma análise a partir de conceitos de Bakhtin. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02216, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02216. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4121. Acesso em: 4 dez. 2024.